Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estação de trem em SP recebe inscrição para cirurgias gratuitas de catarata

Sintomas da doença podem ser detectados em triagem realizada em posto instalado no local

Saúde|Do R7

O único tratamento para catarata é a intervenção cirúrgica
O único tratamento para catarata é a intervenção cirúrgica O único tratamento para catarata é a intervenção cirúrgica

A estação Brás da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na zona leste da capital paulista, receberá o 18º Mutirão de Cirurgia da Catarata, entre os dias 3 de junho e 14 de agosto. Lá, os usuários com mais de 50 anos com dificuldades para enxergar poderão fazer uma pré-avaliação. Dependendo do resultado, eles farão uma inscrição para o atendimento oftalmológico, cuja data e local serão informados posteriormente.

Organizado pelo Instituto São Paulo de Ação Voluntária, a ação contará com voluntários que prestarão esclarecimentos sobre a doença que provoca a perda da transparência do cristalino do olho. O projeto de Mutirão de Cirurgia da Catarata é realizado pelo Instituto há 15 anos e nesse período já realizou mais de 25 mil cirurgias.

O posto itinerante funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Espaço Cultural, área paga da estação Brás da CPTM.

A catarata provoca o embaçamento do cristalino, que é a parte do olho que funciona como uma lente que ajuda as imagens a se tornarem nítidas. A cegueira acontece quando ele fica totalmente embaçado. O processo de perda de visão pode demorar anos ou meses e atinge um ou os dois olhos.

Publicidade

A doença afeta mais de 46 milhões de pessoas e é considerada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) a maior causa de cegueira reversível do mundo. A catarata pode ser congênita ou adquirida e o único tratamento é por meio de intervenção cirúrgica.

Serviço

Publicidade

Evento: 18º Mutirão da Cirurgia da Catarata

Local: Espaço Cultural da Estação Brás da CPTM

Publicidade

Período: 3 de julho a 14 de agosto

Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Mulher implora por cirurgia de catarata para enxergar rosto de bisneta

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.