Logo R7.com
RecordPlus

Lei que obriga doulas em maternidades é aprovada em SP; autora comemora: “É opção para a mãe se sentir segura”

Essas profissionais poderão acompanhar parturientes inclusive nas consultas de pré-natal

Saúde|Dinalva Fernandes, do R7

  • Google News
Projeto ainda precisa passar pela sanção do prefeito Haddad
Projeto ainda precisa passar pela sanção do prefeito Haddad

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou na quarta-feira (7) o projeto de lei que obriga os hospitais e maternidades a permitirem a presença de doulas durante todo o período em que a parturiente estiver internada no local (público ou privado), bem como nas consultas e exames de pré-natal.

Segundo o texto aprovado, a presença da doula é independente da presença do acompanhante da paciente, já permitido pela Lei Federal. A profissional poderá entrar nos ambientes de trabalho de parto, parto e pós-parto com seus instrumentos de trabalho.


Agora, o projeto precisa passar pela sanção do prefeito Fernando Haddad (PT) para entrar em vigor. A vereadora Juliana Cardoso (PT), autora do projeto, comemora a aprovação da lei e está confiante de que será sancionada em breve.

— Dependendo do hospital, nem o acompanhante poder estar presente na hora do parto, muito menos as doulas. Ou então, a mãe precisa decidir entre a doula e o acompanhante. A lei é para garantir o direito da mãe e é uma opção para ela se sinta bem acolhida no parto. Eu mesma tive meu filho há três anos no Hospital Cachoeirinha [zona norte da capital], com o auxílio de uma doula, que me ajudou a trabalhar a dor.


Alguns hospitais têm o serviço das doulas, como o Cachoeirinha e o Hospital São Mateus, na zona leste da cidade. 

— As doulas são importantes porque deixam as mães mais calmas, principalmente as de primeira viagem que se assustam com todo o processo e ficam traumatizadas. A aprovação da lei também é incentivo para investir na qualificação dessas profissionais, que são voluntárias.


Parto humanizado foi uma experiência "libertadora na minha vida", diz mãe que já havia feito cesárea

Com ambiente acolhedor e seguro, parto humanizado favorece o bem-estar e a saúde de mãe e bebê

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.