Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Médica cubana estudou português para vir trabalhar no Brasil

Mercedez Marzan diz que vai “trabalhar com muito amor” para curar as doenças

Saúde|Kamilla Dourado, do R7, em Brasília

Na semana passada, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou de aula inaugural em Brasília
Na semana passada, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou de aula inaugural em Brasília

Assim que soube que poderia vir trabalhar no Brasil, a cubana Mercedez Marzan começou a se preparar para a jornada. Depois de trabalhar em Belize, país da América Central, por dois anos, queria conhecer a realidade brasileira e trazer a ajuda possível.

Em sua terra natal começou a ter aulas de português, para se comunicar melhor com os seus futuros pacientes. Respondendo as perguntas em português, carregado de sotaque e intercalado com uma palavra ou outra em espanhol, Mercedez diz que além do conhecimento traz amor aos pacientes: 

— Quando o Ministério da Saúde anunciou que iria trazer cubanos para o Brasil, eu comecei a estudar lá em Cuba mesmo, eu queria vir ao Brasil. [...] Queremos trabalhar com muito amor, para curar as doenças. Aqui vou me empenhar para aprender ainda mais.

Com dúvidas nas palavras, estrangeira do Mais Médicos usa internet para buscar nome de remédios


Mercedez faz parte do grupo de três mil profissionais que chegaram ao País e começam o módulo de acolhimento e avaliação nesta quarta-feira (13). Entre eles, Tomas Vieira, que não tem preferência por região brasileira e diz que trabalha “onde tenha que ir”:

— Quero trabalhar em todo tempo, se necessário, trabalhar em qualquer lugar do Brasil que precise de nossa ajuda e sempre colaborar com vocês, com todos que precisam e ajudar nos problemas de saúde, que toda comunidade tem.


O cubano não teme a língua, fácil de aprender, para ele, não é, mas impossível também não.

— Português é um idioma que dá para se aprender, com oportunidade e pouco a pouco, vamos aprendendo na comunidade. Não é fácil, é mais ou menos, com a prática há mais confiança, tudo bem, me sinto bem no Brasil.


Médico cubano encanta pacientes em posto de saúde da Grande BH

O médico Josane Perez trabalhava na Venezuela antes de vir ao Brasil e já está se sentindo em casa. Apesar da saudade dos pais e irmãos, ele diz que tem encontrado muito carinho no Brasil: 

— Estamos nos sentindo muito bem aqui no Brasil, graças a vocês. Nós temos aprendido muito da cultura, da música, história também gosto muito da comida, o ambiente, o clima é muito bom. Nós estamos muito contentes.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.