Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Menos da metade dos brasileiros visita dentista com frequência

De acordo com Pesquisa Nacional de Saúde, mulheres estão acima da média nacional

Saúde|Do R7

Apenas 46% das pessoas trocaram de escova de dente a cada três meses
Apenas 46% das pessoas trocaram de escova de dente a cada três meses Apenas 46% das pessoas trocaram de escova de dente a cada três meses

Apenas 44,4% ou 89,1 milhões dos brasileiros afirmaram que visitaram o dentista em 12 meses. Os dados são da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) 2013 — Acesso e utilização dos serviços de saúde, acidentes e violências, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (2). Para o retrato da saúde bucal, foram entrevistadas pessoas de 18 anos ou mais. A amostra foi realizada em 81.767 domicílios.

De acordo com o levantamento, quanto maior o nível de instrução escolar, mais elevada a proporção de consulta a dentista, variando de 36,6% (sem instrução ou com fundamental incompleto) a 67,4% (superior completo).

As proporções de pessoas que consultaram dentista foram superiores à média nacional para: mulheres com 47,3%; pessoas de cor branca (50,4%); e nos grupos de idade de 18 a 29 anos, com 51,0% e de 30 a 39 anos (50,4%). As pessoas de 60 anos ou mais de idade registraram o menor percentual (28,9%).

A PNS realizada em 2013 ainda mostra que 89,1% escovavam os dentes pelo menos duas vezes por dia. Esse percentual foi menor na área rural, com 79,0% que na área urbana, que registrou 90,7%. As mulheres foram mais representativas, com 91,5% que os homens (86,5%) na escovação.

Publicidade

Em tempos de crise hídrica, crianças mostram como escovar os dentes

Em relação as pessoas que usavam escova, pasta de dente e fio dental para a limpeza dos dentes, o percentual entre os homens foi de 48,4% e, entre as mulheres, 57,1%. Com aumento da idade, essa proporção diminui.

Publicidade

Os dados ainda mostram que apenas 46,8% trocavam a escova de dente por uma nova com menos de três meses de uso. Entre os mais jovens, esse hábito foi mais frequente que entre os mais velhos, assim como entre as pessoas com maior nível de instrução.

O estudo divulgado pelo IBGE foi feito em convênio com o Ministério da Saúde e se beneficiou da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua.

Assista ao vídeo e saiba como escovar os dentes de forma correta:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.