Mortes por obesidade atingem mais as mulheres
Maiores vítimas estão na faixa etária dos 50 aos 59 anos
Saúde|Do R7
Do total de óbitos relacionados à obesidade registrados entre 2001 e 2011, 64% tiveram como vítimas pessoas do sexo feminino.
O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica disse que dados do IBGE de 2009 já mostravam que a prevalência de obesidade mórbida (quando o Índice de Massa Corpórea é superior a 40) é muito maior entre as mulheres.
As maiores vítimas estão na faixa etária dos 50 aos 59 anos. De acordo com o o endocrinologista Marcio Mancini, do Hospital das Clínicas, como a obesidade reduz a expectativa de vida, é esperado que os obesos sejam afetados por doenças graves mais cedo, na faixa etária dos 50 anos.
Mortes por obesidade triplicam no Brasil em 10 anos
Os especialistas explicam que, além do monitorar o IMC, as pessoas devem ficar atentas à circunferência abdominal, que indica a presença de gordura visceral, ou seja, aquela que se aloja entre os órgãos e aumenta o risco de enfarte.
"A medida não deve passar de 102 cm no homem e de 88 cm na mulher", afirma Mario Carra, da Abeso.
Governo quer prevenir obesidade em escolas
O IMC da dona de casa Neide Fabretti Aguilar Martins, de 71 anos, chegou a 51. Com 127 quilos e 1,55 metro de altura, ela desenvolveu diabetes e hipertensão, além de uma artrose no joelho, provocada pelo excesso de peso. Há dez anos, iniciou tratamento que combinava dieta, atividade física na água e uso de inibidores de apetite. Hoje com 81 quilos, ela diz estar mais ativa.
— O médico quer que eu chegue aos 70 quilos e eu estou tentando. É um cuidado para o resto da vida.