Netinho fala sobre uso de anabolizantes e riscos à saúde
Cantor passou quatro meses fazendo tratamento para tumor no fígado em 2013
Saúde|Do R7
Após passar quatro meses em tratamento por causa de um tumor no fígado, o cantor Netinho assumiu o uso de anabolizantes. Em um relato feito na página de seu Facebook nesta sexta-feira (31), ele afirmou que usava os produtos “receitados por um médico”, em São Paulo.
— Amigos, há alguns anos, precisamente no final de 2008, vivi uma experiência com anabolizantes. Malho há mais de 20 anos e sempre tive um bom porte físico, naturalmante como nesta foto de 2007 [foto ao lado]. Mas nesse ano 2008, um médico me deu uma receita e ele mesmo me vendeu anabolizante. Mesmo sabendo dos riscos à minha saúde, eu estava sendo acompanhado por um médico, considerado o melhor em São Paulo. Confiei então. Tomei.
Em seu relato, ele chama atenção aos males do uso de anabolizantes.
— Principalmente você que malha, que frequenta academias, que toma anabolizantes sem acompanhamento médico e até à revelia de tudo. Assista [ele irá participar de um programa de TV] e atente para a sua saúde, para a sua vida e para o perigo. Sinto que devo compartilhar esta história, pois é público que milhões de jovens e pessoas de todas as idades fazem uso de anabolizantes sem controle e serão adiante uma geração doente.
Hepatite, álcool e anabolizantes são fatores de risco para câncer como de Maria Melilo
Tumor de Netinho
Em maio de 2013, o cantor Netinho foi diagnosticado com adenoma hepático, ou seja, um tumor benigno raro de fígado, doença rara entre os homens. É mais comum em mulheres por causa do uso de hormônios. De acordo com os médicos que atenderam o cantor em Salvador, o problema pode ter sido provocado pelo uso de anabolizantes.
Os anabolizantes são hormônios masculinos sintéticos que absorvem proteínas e retêm líquido, provocando inchaço dos músculos. O uso prolongado desta substância propicia doenças cardíacas, respiratórias, psiquiátricas e pode levar "a um aumentar as chances de tumores no fígado principalmente", de acordo com o médico oncologista Fernando Cotait Maluf, do Hospital São José.
— Há suspeitas ainda de que o uso de anabolizantes e hormônios de crescimento, como o GH, influi em tumores no testículo, na próstata, assim como nas mamas e no ovário.
Conheça os famosos que superaram o câncer
Além disso, o médico disse que uso pode acarretar ainda uma diminuição na produção de esperma, impotência sexual, aumento do volume da mama e até mesmo diminuição dos testículos.
— Os anabolizantes são usados para corrigir uma deficiência hormonal e não para melhorar artificialmente a performance de quem faz academia. Eu, por exemplo, prescrevo anabolizantes para pacientes com câncer que estão perdendo músculos ou peso. Mas eu sou a “ponta do iceberg”, já que a maioria é prescrita de modo não legal.
Além de aumentar as chances de tumor de fígado e na parte genital, o uso de anabolizantes também pode ter uma repercussão desastrosa no sistema cardiovascular. Segundo o Maluf, diversos “artigos falam em maior chance de infarto do miocárdio, alterações da coagulação levando a tromboses de veias das pernas e embolia pulmonar, além de alteração dos níveis de colesterol e triglicérides”. Em um quadro ainda pior, uso abusivo de anabolizantes pode levar a um quadro de psicose e comportamento agressivo.
Segundo o especialista, tumores no fígado não aconteciam em pessoas tão jovens — na faixa dos 20 ou 30 anos — no passado. Antes relacionados a vírus de hepatite B e C, e ao uso de álcool, hoje os chamados tumores hepáticos estão aparecendo em pacientes sem histórico disso e que fazem uso dessas substâncias.