Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Netinho: suposto uso de anabolizante pode estar relacionado a câncer no fígado e outras doenças graves

Substância também pode causar problemas cardíacos e respiratórios, de acordo com médico

Saúde|Do R7, com Balanço Geral

Problema hepático de Netinho pode ter sido provocado por anabolizantes
Problema hepático de Netinho pode ter sido provocado por anabolizantes Problema hepático de Netinho pode ter sido provocado por anabolizantes

Internado em São Paulo em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva), em São Paulo, o cantor Netinho foi diagnosticado com adenoma hepático, ou seja, um tumor benigno raro de fígado, doença rara entre os homens. É mais comum em mulheres por causa do uso de hormônios. De acordo com os médicos que atenderam o cantor em Salvador, o problema pode ter sido provocado pelo uso de anabolizantes.

Os anabolizantes são hormônios masculinos sintéticos que absorvem proteínas e retêm líquido, provocando inchaço dos músculos.

O uso prolongado desta substância propicia doenças cardíacas, respiratórias, psiquiátricas e pode levar "a um aumentar as chances de tumores no fígado principalmente", de acordo com o médico oncologista Fernando Cotait Maluf, do Hospital São José.

— Há suspeitas ainda de que o uso de anabolizantes e hormônios de crescimento, como o GH, influi em tumores no testículo, na próstata, assim como nas mamas e no ovário.

Publicidade

Busca pelo corpo perfeito pode trazer problemas à saúde

Além disso, o médico disse que uso pode acarretar ainda uma diminuição na produção de esperma, impotência sexual, aumento do volume da mama e até mesmo diminuição dos testículos.

Publicidade

— Os anabolizantes são usados para corrigir uma deficiência hormonal e não para melhorar artificialmente a performance de quem faz academia. Eu, por exemplo, prescrevo anabolizantes para pacientes com câncer que estão perdendo músculos ou peso. Mas eu sou a “ponta do iceberg”, já que a maioria é prescrita de modo não legal.

Leia mais notícias de Saúde

Publicidade

Além de aumentar as chances de tumor de fígado e na parte genital, o uso de anabolizantes também pode ter uma repercussão desastrosa no sistema cardiovascular. Segundo o Maluf, diversos “artigos falam em maior chance de infarto do miocárdio, alterações da coagulação levando a tromboses de veias das pernas e embolia pulmonar, além de alteração dos níveis de colesterol e triglicérides”. Em um quadro ainda pior, uso abusivo de anabolizantes pode levar a um quadro de psicose e comportamento agressivo.

Segundo o especialista, tumores no fígado não aconteciam em pessoas tão jovens — na faixa dos 20 ou 30 anos — no passado. Antes relacionados a vírus de hepatite B e C, e ao uso de álcool, hoje os chamados tumores hepáticos estão aparecendo em pacientes sem histórico disso e que fazem uso dessas substâncias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.