Noroeste paulista confirma 12ª morte por gripe H1N1
Atestado de óbito registrou a morte por insuficiência respiratória causada pela gripe
Saúde|Do R7
Uma moradora do município de Zacarias, interior de São Paulo, morreu infectada pelo vírus H1N1, na segunda-feira (14). A paciente de 58 anos estava internada no Hospital Beneficência Portuguesa, em São José do Rio Preto. É a 12ª morte causada pelo vírus da gripe Influenza A, também conhecida como gripe asiática, na região noroeste do Estado, este ano.
A mulher, que residia na zona rural, havia procurado atendimento médico em uma unidade de saúde da cidade. Como o estado dela foi considerado grave, a paciente foi transferida para Rio Preto, onde morreu.
O atestado de óbito registrou a morte por insuficiência respiratória causada pela gripe. A Secretaria da Saúde de Zacarias informou que é o primeiro registro da doença na cidade e que acompanha familiares da vítima em busca de possíveis novos casos. Na região, já foram notificados 131 casos da gripe.
São Paulo registra em três meses mesmo número de casos de H1N1 de 2015 inteiro
Em Pirassununga, região centro-oeste, um bombeiro aposentado morreu na segunda-feira (14), com sintomas de infecção pelo vírus H1N1. O paciente estava internado na Santa Casa local e, com a suspeita da gripe, foi transferido para a Santa Casa de Misericórdia de Araras, onde ocorreu o óbito.
Em Presidente Prudente, duas pessoas estão internadas no Hospital Regional com suspeita de contaminação pelo H1N1. Os dois homens, com 35 e 42 anos respectivamente, aguardam resultado de exames. Amostras foram enviadas para o Instituto Adolfo Lutz.
O Ministério da Saúde informou que acompanha os casos em São Paulo e em outros Estados do País. De acordo com a pasta, a campanha de vacinação contra a gripe este ano começa no dia 30 de abril e segue até o dia 20 de maio em todo território nacional. Em regiões de São Paulo, a vacinação pode ser antecipada por iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde.