Novo anel intravaginal pode proteger contra HIV e gravidez indesejada
Produto libera alta dosagem de tenofobir e baixo fluxo do contraceptivo levonorgestrel
Saúde|Do R7
Um novo anel intravaginal apresentado pela Associação Americana de Cientistas Farmacêuticos poderá prevenir contra a transmissão do vírus do HIV e da gravidez indesejada ao mesmo tempo.
Os pesquisadores Meredith Clarck e David French, com colaboração da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, projetaram um anel intravaginal de poliuterano, com duração de 90 dias, para liberar uma alta dosagem de tenofobir (contra o vírus do HIV) e baixo fluxo do contraceptivo levonorgestrel. Foram realizados testes in-vitro em coelhos e ovelhas para comparar os resultados com os estudos farmacocinéticos (prescrição da quantidade e concentração do medicamento que percorre no organismo).
Tratamento da Aids inclui até sexo, dizem especialistas
Gravidez: conheça os principais mitos e verdades
Para Meridith, houve uma necessidade urgente em criar esse produto, já que, a maioria das gestações indesejadas acontece em regiões mais pobres, enquanto que, a transmissão do vírus do HIV, aumenta em lugares com pandemia da Aids, como a África.
— Esperamos que essa nova tecnologia receba apoio de potenciais usuários e das organizações de saúde pública, particularmente dos países desenvolvidos. Esse é o primeiro anel intravaginal com dupla proteção avaliada clinicamente.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), 35,3 milhões de pessoas são portadoras do vírus do HIV, enquanto que, 87 milhões de mulheres já passaram por uma gravidez indesejada.















