Número de mortos por ebola se aproxima dos 11 mil
Após quedas, ritmo de contaminações se estabilizou
Saúde|Ansa
Após algumas semanas de quedas constantes, o ritmo de contaminações pelo vírus ebola na África Ocidental se estabilizou, segundo o boletim divulgado na última quarta-feira (22) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com a entidade, a pior epidemia da febre hemorrágica já registrada afetou 26.079 pessoas, das quais 10.823 morreram. Vale lembrar que o balanço inclui casos confirmados, prováveis e suspeitos.
"O declínio foi interrompido nas últimas três semanas. Para acelerar a redução até chegarmos a zero, é preciso um engajamento mais forte da comunidade, um monitoramento mais eficiente dos casos suspeitos e a identificação precoce dos pacientes", diz o boletim da OMS.
Dos três países mais afetados pelo ebola, Libéria, Guiné e Serra Leoa, o primeiro é o único que parece ter derrotado o vírus, já que não registra contaminações desde 27 de março e pode ser declarado livre da doença no próximo dia 8 de maio. Já nos outros dois, houve 37 novos casos na última semana, muitos dos quais diagnosticados post mortem.
Do total de falecimentos causados pela epidemia até aqui, 4.573 foram registrados na Libéria, 3.877, em Serra Leoa, e 2.358, na Guiné. Além desses, Nigéria (oito), Mali (seis) e Estados Unidos (uma) também tiveram mortes.