• Twitter Created with Sketch.

Pesquisa aponta que 28% dos adolescentes entre 13 e 15 anos já tiveram relação sexual 

De acordo com estudo do IBGE, meninos iniciam mais cedo que meninas

Da Agência Brasil

Meninos iniciam vida sexual mais cedo que meninos
Meninos iniciam vida sexual mais cedo que meninos Getty Images

A pesquisa PeNSE (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar), divulgada nesta quarta-feira (19) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revela que 28,7% dos estudantes na faixa etária entre 13 e 15 anos de idade já tiveram relação sexual. Foram entrevistados 110 mil alunos do Ensino Fundamental.

De acordo com o estudo, feito em 2012, do total de meninos que responderam ao questionário, 40,1% já passaram pela experiência, sendo que entre as meninas 18,2% disseram que sim. Em relação ao uso do preservativo, 75,3% contaram ter usado a camisinha na última vez.

Ainda segundo o levantamento, meninos entre 13 e 15 anos de idade iniciam a vida sexual mais cedo que as meninas na mesma faixa etária. Na maioria das vezes, tanto eles quanto elas não abrem mão do preservativo.

Estudantes brasileiros se alimentam mal e fazem pouca atividade física
Na avaliação da pesquisa, ações de educação sexual na escola e campanhas educativas do governo, além do envolvimento da família na educação dos adolescentes, são apontadas como os principais fatores de proteção contra o comportamento sexual de risco. Elas ajudam na orientação sobre DST (doenças sexualmente transmissíveis) e na prevenção de uma gravidez indesejada.

Garoto engravida e chama atenção para gestação na adolescência

A pesquisa do IBGE mostrou ainda que em 2012 cerca de 90% dos alunos afirmaram ter recebido informações sobre DST nas escolas, tanto na rede pública quanto na privada. Nas regiões Sul, Norte e Nordeste, o número que respondeu sim a esse item é maior. Nos colégios, 69,7% também disseram que foram orientados sobre como obter preservativos gratuitamente na rede de saúde.

Os dados sobre iniciação sexual coletados pelo IBGE com base em entrevistadas a estudantes de todo o País são semelhantes aos encontrados em pesquisas com jovens da OMS (Organização Mundial da Saúde) em outras regiões do mundo.

 

  • Espalhe por aí:

Guia Mais - Saúde

Farmácia/Drogaria
Hospitais
Consultórios
X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!
Access log
Access log