Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

População pode avaliar risco de câncer de pele gratuitamente em shopping de SP

Ação foi desenvolvida para chamar atenção ao Dia Nacional de Combate à doença

Saúde|Do R7

Máquina detecta manchas que podem ser sinal de câncer de pele
Máquina detecta manchas que podem ser sinal de câncer de pele Máquina detecta manchas que podem ser sinal de câncer de pele

A exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à saúde, além de ser responsável pelo câncer de pele, o tipo de maior incidência no Brasil. Mas, você conhece os danos que o sol causou na sua pele até agora? A resposta pode ser confirmada por meio de uma avaliação de pele gratuita realizada neste final de semana no shopping Morumbi, em São Paulo.

A ação é promovida pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) para alertar a importância da proteção solar. Por meio de uma câmera com lente UV, uma máquina é capaz de detectar manchas suspeitas antes de serem visíveis a olho nu.

Em São Paulo, a ação vai até domingo (23) no horário de funcionamento do shopping Morumbi. Já no Rio de Janeiro, os visitantes do Shopping Barra vão poder fazer a avaliação na pele entre os dias 27 e 30 de novembro.

Exposição ao sol sem proteção causa câncer de pele. Saiba como evitar A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, sempre lembrado no último sábado de novembro. No ano passado, foram feitos 35 mil atendimentos, com 13% de diagnósticos de câncer da pele. Outros 57% revelaram que costumam ficar expostas ao sol sem o uso de protetor solar. Viagra aumenta risco de câncer de pele, diz estudo

Publicidade

Segundo o dermatologista Marcus Maia, coordenador da Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pele, “ninguém deveria morrer de melanoma”.

— Ninguém deveria morrer por causa de uma pinta. Vamos orientar a população para indicar o que podem fazer para prevenir-se do câncer da pele e para mostrar àqueles que têm maior propensão ao desenvolvimento da doença, o que podem fazer para evitar o câncer. Também precisamos alertar que nada substitui a consulta ao dermatologista.

Publicidade

Será que você faz parte do grupo de risco para desenvolver o câncer de pele? Confira abaixo

— Pessoas com histórico de câncer de pele na família

Publicidade

— Indivíduos com pele muito clara, que costuma ficar com vermelhidão e nunca bronzeia

— Pessoas com cabelos claros

— Pessoas com olhos claros

— Que possuem pintas pelo corpo

— Que já sofreram queimaduras pelo sol

— Que possuem sardas na face e/ou ombros

— Que já tiveram câncer da pele

— Que ficaram expostas por um longo período ao sol sem proteção

— Que possuem pinta que muda de cor

— Que tem feridas que não cicatrizam

— Idosos

— Albinos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.