Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Se não tratada, insônia pode causar depressão e ansiedade

Problema afeta mais de 40% dos brasileiros e trazem diversos problemas

Saúde|Do R7

Insõnia pode acarretar problemas mais graves como a depressão e agressividade
Insõnia pode acarretar problemas mais graves como a depressão e agressividade Insõnia pode acarretar problemas mais graves como a depressão e agressividade

Ter dificuldade para pegar no sono, acordar várias vezes durante a noite e sentir cansaço constante podem sinais de insônia. O problema afeta mais de 40% dos brasileiros.

Segundo o neurologista do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim Álvaro Pentagna, quem sofre desse mal pode acabar desenvolvendo problemas físicos e mentais, como a depressão e a ansiedade.

De acordo com o especialista, alterações de humor, dificuldade de concentração, baixa resistência, perda de apetite e da libido, falhas de memória e agressividade são apenas algumas das consequências do problema.

― Vítimas de insônia devem apresentar mais de um desses sintomas, além da privação constante de sono pelo menos três vezes por semana. Se essa rotina persistir por mais de três meses, temos a chamada insônia crônica. Se for inferior a três meses é chamada de insônia aguda.

Publicidade

Insônia pode durar a vida inteira se não for tratada, avisa especialista

O distúrbio também está associado a quadros depressivos e de ansiedade. Segundo o especialista, existem vários tipos de insônia, podendo ser a causa ou consequência de uma depressão ou transtorno de ansiedade.

Publicidade

― Isso acontece, pois a falta de sono afeta o bom funcionamento do sistema nervoso central e a manutenção do equilíbrio geral do organismo.

Alimentação saudável ajuda a combater a insônia

Publicidade

Segundo o especialista, o tratamento é determinado pelo tipo de insônia. Por isso, é importante identificar o que motivou a privação do sono, ou seja, se é proveniente de uma doença física, mental ou decorrente de fatores ambientais.

― Também existem medidas que podem minimizar os sintomas da insônia, como respeitar os horários fisiólogos do seu organismo, ter horários regulares para dormir e acordar e Evitar o uso de celulares, computadores e tablets antes de dormir.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.