Tomar cerveja com os amigos é bom para a saúde mental, aponta estudo
Segundo os pesquisadores, este momento ajuda os homens a exporem suas emoções
Saúde|Do R7
Enfim, uma boa desculpa para os homens. Um estudo realizado na Escócia revela que sair para beber com os amigos melhora a saúde mental. As informações são do site Daily Mail.
Além disso, a pesquisa mostra que compartilhar algumas rodadas reflete em um momento importante para que eles se abram, falem de suas emoções e ajudem uns aos outros.
O estudo, que foi realizado pelo Medical Research Council e publicado no periódico Health Psychology. Foram entrevistados homens entre 30 e 35 anos, moradores do oeste da Escócia, que frequentavam pubs junto com os amigos.
Jovens que recorrem a Viagra, álcool e drogas falham na hora H
A pesquisadora Carol Emslie, responsável pelo trabalho, perguntou aos participantes sobre seus hábitos relacionados à bebida e ficou surpresa quando eles afirmaram que esses momentos faziam bem para sua saúde mental.
— A coisa mais surpreendente foi a maneira como a bebida abriu espaço para que os homens se comportassem de formas alternativas que não estão associadas à masculinidade. Eu não perguntei sobre a saúde mental, eles levantaram esse ponto sozinhos. Existe esse estereótipo de que os homens são fortes e quietos quanto ao que pensam e que isso é algo de que nunca falam.
Estudo aponta que “barriga de cerveja” é um mito
No entanto, o estudo também mostrou que ao se sentirem mais livres, os homens tendem a consumir bebidas alcoólicas de maneira exageradas e acabam prejudicando a saúde. Para a pesquisadora, a relação entre o álcool e saúde é muito delicada.
O próximo passo é descobrir como delimitar quando o álcool é um estimulante para a vida social e quando ele se torna prejudicial à saúde.