UPA de Foz do Iguaçu é reaberta após ser interditada por suspeita de ebola
Homem de 22 anos deu entrada nesta manhã com febre, um dos sintomas do ebola
Saúde|Do R7, com Agência Brasil
Após receber um caso suspeito de ebola na manhã de hoje (16), a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) João Samek em Foz do Iguaçu (PR) foi reaberta. O estabelecimento havia sido interdito e a equipe médica chegou a ser colocada em isolamento diante da suspeita, mas o caso foi descartado pela Secretaria de Saúde do Paraná.
O paciente, um homem de 22 anos, é brasileiro, filho de libaneses, morador de Foz do Iguaçu, e esteve em viagem internacional pela China, Dubai, Líbano e Itália. Ele procurou atendimento durante a madrugada se queixando de febre, náuseas e icterícia.
O superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Sezifredo Paz, disse que "o protocolo de suspeita de ebola foi inicialmente acionado pelos profissionais da Unidade de Saúde por conta de suas viagens. Em algum momento houve a informação de que ele poderia ter passado pelos países africanos com circulação do vírus de ebola, mas essa informação foi descartada pelo próprio paciente e as autoridades tiveram acesso a seu passaporte que não registra passagem pela África”.
Sangue, vômito e saliva podem transmitir ebola. Saiba como se precaver
Nesta tarde, o pai do jovem internado, Ali Foani, informou que o rapaz seguia internado na UPA e realizava exames.