Vacina promete interromper ciclo de transmissão da dengue
Objetivo é impedir que o mosquito prolifere a doença para outras pessoas
Saúde|Do R7
Cientistas descobriram um gene provável causador da infecção da dengue nas pessoas. E essa descoberta pode ajudar no desenvolvimento de uma vacina que interrompa o ciclo da doença no mosquito. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (22), na revista científica PLOS Pathogens.
De acordo com cientistas da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, o possível imunizante contra a dengue seria aplicado em pessoas que já têm a doença. Como o mosquito aedes aegypti pode transmitir o vírus de uma pessoa à outra já infectada, portanto, poderia interromper o ciclo e acabar com a proliferação da dengue.
Ministro da Saúde descarta vacina contra a dengue a curto prazo
Tonya Colpitts e Michael Conway, líderes do estudo batizaram o gene como CRVP379, que é responsável pelo início da infecção nos humanos.
Dessa maneira, quando o aedes aegypti picarem alguém já infectado, o vetor irá receber os anticorpos da vacina e, assim, será interrompido o ciclo de infecção.
Os cientistas ainda disseram que esse gene não tem nenhuma semelhança com outras proteínas humanas, portanto, não poderá causar reações autoimunes no organismo.
Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!