Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vacina promete interromper ciclo de transmissão da dengue

Objetivo é impedir que o mosquito prolifere a doença para outras pessoas

Saúde|Do R7

Cientistas descobriram proteína que causa infecção no ser humano e como combater a transmissão do mosquito
Cientistas descobriram proteína que causa infecção no ser humano e como combater a transmissão do mosquito Cientistas descobriram proteína que causa infecção no ser humano e como combater a transmissão do mosquito

Cientistas descobriram um gene provável causador da infecção da dengue nas pessoas. E essa descoberta pode ajudar no desenvolvimento de uma vacina que interrompa o ciclo da doença no mosquito. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (22), na revista científica PLOS Pathogens.

De acordo com cientistas da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, o possível imunizante contra a dengue seria aplicado em pessoas que já têm a doença. Como o mosquito aedes aegypti pode transmitir o vírus de uma pessoa à outra já infectada, portanto, poderia interromper o ciclo e acabar com a proliferação da dengue.

Ministro da Saúde descarta vacina contra a dengue a curto prazo

Tonya Colpitts e Michael Conway, líderes do estudo batizaram o gene como CRVP379, que é responsável pelo início da infecção nos humanos.

Publicidade

Dessa maneira, quando o aedes aegypti picarem alguém já infectado, o vetor irá receber os anticorpos da vacina e, assim, será interrompido o ciclo de infecção.

Os cientistas ainda disseram que esse gene não tem nenhuma semelhança com outras proteínas humanas, portanto, não poderá causar reações autoimunes no organismo.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.