Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Amazon afirma que seus alto-falantes guardam conversas

Gigante do comércio eletrônico disse que a empresa mantém transcrições e gravações indefinidamente e só as remove se excluídas pelos usuários

Tecnologia e Ciência|Laís Vieira, do R7*

Alto-falantes da Amazon armazenam conversas dos usuários
Alto-falantes da Amazon armazenam conversas dos usuários Alto-falantes da Amazon armazenam conversas dos usuários

O senador Chris Coons, democrata dos EUA, enviou uma carta em maio para o Jeff Bezos, CEO da Amazon, questionando sobre quanto tempo a sua assistente inteligente, a Alexa, mantinha as transcrições e gravação de vozes guardadas em seu servidor.

Na quarta-feira (3), a gigante do comércio eletrônico respondeu o questionamento do senador norte-americano. “A Amazon mantém transcrições e gravações indefinidamente e só as remove se manualmente excluídos pelos usuários”, diz Brian Huseman, vice-presidente de políticas públicas da empresa.

O vice-presidente, Huseman, ainda alegou que a Amazon guarda esses registros como forma de ajudar os consumidores caso seja necessário algum suporte.

Leia também

Mas excluir as mensagens gravadas na Alexa não garantem que todo o conteúdo será apagado. Huseman diz que há outras interações dos usuários com o alto-falante inteligente que ainda podem ser armazenadas. 

Publicidade

Segundo o site Cnet, a carta envida ao senador Coons relatava que informações como pedir uma pizza ou promover um compartilhamento de viagens, podem ficar registradas no servidor da Alexa. Isso significa que há uma transcrição de quase todas as compras que os usuários fizeram no alto-falante da Amazon.

Outros pedidos como lembretes e alarmes também podem ficar gravados no sistema da Alexa. "Os clientes não querem ou esperam que a exclusão da gravação de voz exclua os dados subjacentes ou impeça que a Alexa execute a tarefa solicitada", afirma Huseman em sua carta.

Publicidade

O senador norte-americano agradeceu o retorno da empresa, mas ainda se mostra procupado com a privacidade e irá trabalhar com consumidores e empresas para identificar a melhor forma de proteger as informações pessoais dos americanos.

Detox digital: saiba as vantagens de diminuir o uso diário do celular

*Estagiária do R7, sob supervisão de Tatiana Chiari 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.