Assinatura digital pode aumentar a segurança do mercado de aplicativos
Mais da metade dos consumidores deixa de baixar apps por receio, segundo pesquisa
Tecnologia e Ciência|Do R7

Uma pesquisa realizada pelo MEF (Comunidade Global de Conteúdo e Comércio Móvel, na sigla em inglês), em parceria com a AVG revela que 49% das pessoas em 15 países afirmaram que não baixam tantos aplicativos quanto desejam pela falta de segurança. No Brasil, são mais de 52% e nos EUA, o índice é de 33%.
Para resolver esse problema, empresas e desenvolvedores de aplicativos podem usar a tecnologia de assinatura digital. A companhia brasileira de segurança Certisign aposta no CodeSigning, um sistema de certificado digital capaz de tornar o aplicativo inviolável desde sua criação. Segundo a companhia, a solução confere mais segurança aos usuários.
De acordo com o diretor de tecnologia da Certisign Mauricio Balassiano, o produto é indicado para todos os desenvolvedores, pois gera confiança também para os clientes da marca.
— O CodeSigning é indicado e seguro, pois possui a assinatura reconhecida por uma autoridade certificadora, o que garante a operação e a idoneidade da empresa que está desenvolvendo o conteúdo para internet.
"Escola de hackers" chinesa ligada a ataque ao Google se envolve em escândalo
Balassiano afirma que a assinatura digital em aplicativos mostra aos clientes que o código ou conteúdo é seguro para baixar e também adiciona valor a marca ao reduzir avisos de segurança.
Assinatura digital para Java
Desde janeiro de 2014, empresas que desenvolvem softwares e conteúdos para internet na plataforma Java devem, obrigatoriamente, atualizar os sistemas com assinatura digital. A Oracle, fabricante do software, exige o Codesign Java para aumentar a segurança dos arquivos compactados e garantir a integridade dos dados por meio da criptografia. O certificado garante que não existam modificações das permissões concedidas na internet.











