Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cientistas criam robô capaz de sentir dor para ensinar empatia

Tecnologia desenvolvido em universidade japonesa usa receptores de estímulos externos para treinar sistemas de inteligência artificial

Tecnologia e Ciência|Guilherme Carrara, do R7*

Robô após receber estímulos de choque
Robô após receber estímulos de choque Robô após receber estímulos de choque

Pesquisadores da Universidade de Osaka, no Japão, criaram um robô capaz de sentir dor e aflição para ensinar empatia a sistema de inteligência artificial.

Através de sensores que funcionam de forma similar ao sistema nervoso humano, o robô passa a sentir e a reagir a estímulos exteriores, como choques. O sistema foi apresentado com aparência de uma criança que recebeu o nome de Affetto.

Tecnologia de ficção científica

É possível ver as reações do robô quando o pesquisador aperta o botão que dá choques. As expressões, porém, ainda são muito robóticas e mecânicas.

Ao ver a cena, é possível lembrar das primeiras versões dos replicantes em Blade Runner, e assim como o filme, a tecnologia deve se tornar mais realista.

Publicidade

Minoru Asada, presidente da associação de robôs do Japão, afirma que a semelhança com o filme é grande e que seria possível, no futuro, criar senso de moralidade e empatia para as máquinas. 

O time de desenvolvimento pretende usar a nova tecnologia para criar assistentes pessoais para idosos, visto que a população jovem do país segue decrescente.

Publicidade

*Estagiário R7, sob supervisão de Pablo Marques

Veja também: 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.