Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Energia solar é uma alternativa para reduzir a conta de luz?

Sistema produz eletricidade a partir da luz do Sol e pode desde zerar os gastos com energia elétrica até gerar créditos

Tecnologia e Ciência|Sofia Pilagallo*, do R7

Tecnologia pode ser instalada também nas áreas comuns de prédios
Tecnologia pode ser instalada também nas áreas comuns de prédios Tecnologia pode ser instalada também nas áreas comuns de prédios

Com a crise hídrica e o ajuste de 52% na bandeira tarifária vermelha, a conta de luz é hoje uma das despesas mensais que mais pesa no bolso dos brasileiros. Além de diminuir o uso de equipamentos que têm um grande consumo de eletricidade e de ficar atento ao desperdício, também é possível pensar em uma nova fonte de energia para abastecer a residência.

A instalação de painéis fotovoltaicos, que usam a luz do sol para produzir eletricidade, pode reduzir em até 95% os gastos com essa despesa. Ainda que os custos iniciais não sejam tão baixos, o investimento pode até render créditos com a companhia fornecedora do serviço.

Uma pessoa que tem um estabelecimento comercial, por exemplo, pode adquirir o sistema e transferir os créditos energéticos gerados para o apartamento onde mora. O que sobrar pode ser usado em um perído de até cinco anos.

"Trata-se de um sistema de compensação que recebe o nome de on-grid", afirma o diretor comercial da Dinâmica Energia Solar, Artur Cantador. "O sistema off-grid, por outro lado, funciona a base de baterias e é independente do sistema elétrico. Apesar disso, esta não é uma alternativa viável e só é recomendada para regiões mais afetadas, onde as operadoras convencionais não chegam. Cerca de 95% das nossas instalações são on-grid."

Publicidade

Qualquer pessoa pode adquirir um sistema fotovoltaico, até mesmo aqueles que vivem em prédios. É possível instalar a tecnologia nas nas áreas comuns do edifício, o que gera um abatimento na conta de luz de todos os moradores.

Segundo Cantador, o mercado de sistemas fotovoltaicos cresceu cerca de 25% nos últimos meses. Ele atribui esse número ao aumento da procura das pessoas por alternativas de geração de energia mais econômicas, mas também à possibilidade de financiamento dos projetos.

Publicidade

Isso porque, muitas vezes, o valor das parcelas é equivalente ao que uma pessoa normalmente pagaria na conta de luz de uma residência ou de uma empresa. Um comerciante que gasta R$ 3 mil por mês, por exemplo, pode praticamente zerar seus gastos com energia elétrica.

Energia limpa

Uma vantagem do sistema fotovoltaico é gerar energia sem a emissão de poluentes. As formas de geração que temos atualmente, inclusive a hidrelétrica, gera malefícios por vezes irreversíveis ao meio ambiente.

Publicidade

"Apesar de a hidrelétrica não gerar poluição direta, vale lembrar que para instalar uma usina, é preciso destruir e modificar permanentemente diversos ecossistemas, muitos dos quais nunca são totalmente recuperados", diz.

"É importante lembrar ainda que o Brasil é um país tropical, onde os raios solares incidem durante quase todo o ano, o que o torna um terreno absolutamente fértil para a disseminação e crescimento dessa prática. É preciso saber valorizar os recursos que nos foram dados", completa.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.