Filho de Steve Jobs cria fundo de R$ 950 milhões para investir em tratamentos contra o câncer
A Yosemite, empresa de capital de risco dirigida por Reed Jobs, apoiará startups e pesquisas inovadoras contra a doença
Tecnologia e Ciência|Do R7
Reed Jobs, filho de 31 anos de Steve Jobs e Laurene Powell Jobs, anunciou a criação de uma empresa de capital de risco para fazer investimentos em novos tratamentos contra o câncer.
A Yosemite, como o empreendimento foi chamado, levantou 200 milhões de dólares (R$ 958 milhões, no câmbio atual) com instituições e investidores individuais — o plano de Reed é chegar a 400 milhões de dólares em breve.
A iniciativa é também uma forma de lembrar o pai, que morreu em decorrência de um câncer de pâncreas, em 2011.
"Meu pai foi diagnosticado com câncer quando eu tinha 12 anos e sucumbiu quando eu estava na faculdade, em Stanford", afirmou Reed, em entrevista ao The New York Times.
Reed trabalhava como gerente de saúde da Emerson Collective, empresa de investimentos e filantropia coordenada por Laurene Jobs. No jornal americano, a Yosemite é descrita como um "spin-off" (uma empresa derivada) da Emerson Collective.
Leia também
O fundo contará com um modelo misto de administração: parte dela terá fins lucrativos, enquanto manterá um fundo para financiar pesquisas, cientistas focados em trabalhos importantes e startups inovadoras em diversos estágios de desenvolvimento.