Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça europeia determina que Google deve remover dados pessoais de buscas

Decisão determina que Google deve deletar informações quando solicitado pelos usuários

Tecnologia e Ciência|Do R7

Decisão da corte pode ter sérios impactos no modo como Google atua na Europa
Decisão da corte pode ter sérios impactos no modo como Google atua na Europa Decisão da corte pode ter sérios impactos no modo como Google atua na Europa

O Google perdeu um caso na Corte Europeia e será forçado a remover informações pessoais hospedadas em sites de terceiros dos resultados das buscas. A remoção deverá ser feita caso os indivíduos donos das informações solicitem.

No caso histórico, chamado de "Direito ao esquecimento", a corte europeia considera que o Google é responsável pelo conteúdo em seus servidores e que o gigante de buscas deve gerenciar alguns resultados quando eles mostrarem dados ultrapassados ou informações irrelevantes por sites de terceiros.

A decição pode ter sérios impactos na maneira como a empresa atua na Europa. O resultado segue um caso contra o Google na Espanha em que um usuário pediu para que o buscador deletasse informações sobre uma casa que havia sido leiloada porque ele não pagou os impostos.

ONGs brasileiras disputam concurso promovido pelo Google

Publicidade

Este foi apenas um dos vários casos em que indivíduos pediram para o Google remover links de suas buscas e a empresa recusou, fazendo com que o caso fosse parar na Corte Europeia.

De acordo com a decisão, o buscador é obrigado a remover links de suas buscas sob certas circunstâncias.

Publicidade

— Se alguém faz uma pesquisa feita com base no nome de uma pessoa, a lista de resultados exibe um link para uma página da web que contém informações sobre a pessoa em questão.

Segundo a Corte, o Google não tem um método fácil para que membros de dados públicos solicitem a remoção das informações da web. A decisão poderia forçar uma mudança no processo de solicitação.

O Google disse ao site The Verge que o resultado é decepcionante para ferramentas de busca e publicadores online em geral.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.