Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Levar o celular para a praia pode não ser uma boa ideia

Bateria, conectores e tela podem ser danificados pela água do mar, pela areia e até por uma exposição longa ao sol

Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7

Celular na praia exige muito cuidado
Celular na praia exige muito cuidado Celular na praia exige muito cuidado

Usar o celular na praia pode ser inevitável na hora de tirar uma foto das férias ou de escutar uma música enquanto relaxa diante do mar. O aparelho está presente na vida das pessoas em praticamente todos os momentos e no verão não é diferente.

A combinação sol, água salgada e areia com eletrônicos exige muito cuidado. Quem preferir levar o smartphone para a praia precisa ficar atento para não danificar ou até mesmo causar uma perda total.

Deixar o aparelho no sol, por exemplo, pode até causar um acidente grave. Isso porque a bateria usada nos eletrônicos é instável em altas temperatura.

"Quando a bateria atinge temperaturas altas, pode estufar e, dependendo da situação, produzir chamas e até explodir", explica o professor livre-docente do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP e membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), Marcelo Zuffo. 

Publicidade

O professor orienta deixar o celular na sombra, principalmente se for um modelo de cor preta ou que está com uma capinha de cor escura. O carro também não é um bom lugar para deixar o smartphone nos dias de praia por conta da temperatura que o parte interna do veículo pode atingir.

A água salgada e a maresia também são um perigo. "A salinidade pode provocar a oxidação de componentes eletrônicos que podem até queimar a placa mãe e provocar a perda do smartphone", orienta o professor da Poli-USP.

Publicidade

A areia está por toda a parte na praia e pode facilmente causar problemas maiores do que arranhões no vidro e nas partes plásticas

"A tela, os botões e os conectores são as partes mais sensíveis do aparelho e podem ser facilmente estragados se a areia ficar incrustada nesses pequenos espaços", explica Zuffo.

Publicidade

Veja também: 

Instagram: aprenda como usar o filtro 'jogo de perguntas' nos Stories

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.