TikTok: coleta e uso de dados para influenciar usuários preocupam agência de inteligência dos EUA
Em depoimento ao Congresso do país, Paul Nakasone afirmou que o app é capaz de sugestionar proativamente seus usuários
Tecnologia e Ciência|Do R7
O diretor da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, Paul Nakasone, expressou nesta terça-feira (7), durante um depoimento ao Congresso, a preocupação com a coleta de dados do aplicativo de vídeos TikTok e seu potencial para facilitar operações de ampla influência.
Em resposta à pergunta de um parlamentar sobre quaisquer preocupações que ele tenha sobre a influência da plataforma de mídia social nas crianças americanas, Nakasone disse, em audiência no Senado: "O TikTok me preocupa por vários motivos diferentes".
As preocupações incluem "os dados que eles têm", afirmou Nakasone durante a audiência do comitê de Serviços Armados do Senado, em resposta ao senador republicano Tommy Tuberville.
“Em segundo lugar está o algoritmo e o controle de quem o detém”, acrescentou.
Ele encerrou seus comentários afirmando que a plataforma TikTok pode permitir operações de influência abrangentes. Nakasone disse que sua preocupação não é apenas o fato de que o TikTok pode influenciar proativamente os usuários, mas também sua capacidade de "desligar a mensagem", e observou seu grande número de usuários.
O aplicativo é usado por mais de 100 milhões de americanos.
A NSA, parte do Departamento de Defesa, é a agência responsável pela inteligência e pela segurança criptográfica e de comunicações dos Estados Unidos.
Leia também
Um representante do TikTok não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Há três anos, a rede social tenta garantir a Washington que os dados pessoais dos cidadãos dos Estados Unidos não podem ser acessados e que seu conteúdo não pode ser manipulado pelo Partido Comunista da China nem por nenhuma outra entidade sob a influência de Pequim.
LEIA ABAIXO: Os riscos escondidos nos termos de uso de aplicativos para celular