Uber é banido na Alemanha
Tribunal decide proibir app e determina multas e até prisão caso decisão seja descumprida
Tecnologia e Ciência|Do R7
Um tribunal em Frankfurt, na Alemanha, baniu o aplicativo de "carona paga" Uber em todo o território nacional. O app já estava funcionando em Berlim e Hamburgo com a ajuda de liminares, mas agora está proibido de operar em todo o país.
De acordo com a decisão, o aplicativo não tem as licenças e a segurança necessárias para atuar dentro da lei alemã.
Apesar de enfrentar uma multa de 250 mil euros (cerca de R$ 739 mil) por cada viagem feita e correr o risco de que seus diretores sejam presos, o Uber diz que a proibição é inaplicável e prometeu continuar apanhando passageiros enquanto entra com um recurso.
Na mira dos taxistas, Uber se defende: "Sistema de transporte prestou um serviço ruim por décadas"
Os taxistas alemães ficaram felizes com a decisão. Eles argumentam que as classificações dadas pelos smartphones não devem substituir o poder dado às autoridades.
A decisão é divulgada poucos dias depois que a empresa anunciou sua intenção de duplicar sua capacidade no país até o final deste ano. Apesar da ação judicial, o Uber parece não desistir de cumprir a meta no país.
No Brasil, o Uber também enfrenta a ira dos taxistas e da Prefeitura de São Paulo. O setor jurídico do Departamento de Transportes Públicos deve acionar a Justiça para que o Uber seja oficialmente suspenso das lojas de aplicativos nas próximas semanas.
Confira mais sobre o reajuste de tarifas de táxis: