'WhatsApp teve sua pior falha de segurança', diz professor da FGV
Brecha de segurança do aplicativo de mensagens deixou vulnerável dados dos usuários e também todos os aplicativos instalados no celular
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
O WhatsApp alertou seus 1,5 bilhão de usuários no mundo todo para que o aplicativo de celular fosse atualizado. Uma brecha de segurança da plataforma permitiu que hackers instalassem umvírus para monitorar o uso do aparelho.
Leia também
Segundo o professor da FGV Arthur Igreja, do ponto de vista técnico, o "WhatsApp teve sua pior falha de segurança."
O especialista em tecnologia afirma que o WhatsApp tinha como uma de suas prioridades a segurança e a privacidade das mensagens trocadas entre os usuários. Porém, foi usado para expor todos os demais aplicativos instalados no aparelho.
"O vírus instalado pelos hackers permitia espionar 100% do uso do celular. Isso criou uma vulnerabilidade para aplicativos de bancos, e-mails e para outros serviços usados pelo celular", explica o professor.
Leia também: Hacker explica como contas de WhatsApp podem ser invadidas
Os cibercriminosos usaram uma chamada de voz pelo aplicativo para conseguir instalar o vírus. A vítima não precisava atender a ligação para ter o celular invadido. O histórico de chamadas ainda era apagado para não deixar pistas. Isso dificultava a descoberta de que algo irregular estava ocorrendo.
O professor Igreja alerta que ainda é cedo para ter a dimensão real do ataque. "O WhatsApp não revelou o número exato de quantas pessoas foram vítimas dos hackers. É possível que não tenha sido algo tão pontual", afirma.
Procurado pelo R7, o WhatsApp enviou o seguinte posicionamento:
"O WhatsApp incentiva as pessoas a atualizarem o nosso aplicativo para a versão mais recente, assim como manter o sistema operacional dos dispositivos atualizados, a fim de proteger contra possíveis ataques destinados a comprometer as informações armazenadas em dispositivos móveis. Estamos trabalhando constantemente ao lado de parceiros da indústria para fornecer os aprimoramentos de segurança mais recentes para ajudar a proteger nossos usuários.”
Siga o passo a passo e saiba como atualizar o WhatsApp