Tecnologia e Ciência Hacker explica como vírus atacou usuários do WhatsApp

Hacker explica como vírus atacou usuários do WhatsApp

Cibercriminosos faziam uma ligação para a vítima pelo aplicativo para instalar um vírus e acessas as informações contidas no aparelho celular

Whatsapp ataque hacker

Hacker atacaram celulares a partir de uma falha de segurança do WhatsApp

Hacker atacaram celulares a partir de uma falha de segurança do WhatsApp

Pixabay

O WhatsApp anunciou na última segunda-feira (13) que descobriu uma falha de segurança que permitiu que hackers tivessem acesso aos dados contidos nos aparelhos dos usuários. 

Leia também: Hacker explica como vírus atacou usuários do WhatsApp

"O vírus que atacou usuários do WhatsApp é chamado spyware. Esse software malicioso consegue monitorar desde a digitação de mensagens até fotos tiradas", explica o hacker Igor Rincon, especialista em segurança da informação da Flipside.

Segundo o hacker, o ataque descoberto pelo WhatsApp é uma versão mais nova de ataques que foram realizados nos anos 90 e 2000 para explorar a memória de computadores. 

"Uma chamada por áudio faz a troca de dados de um celular com outro. Os hackers conseguiram usar esse tráfego de informação para instalar um spyware. Isso é algo novo e sofisticado", afirma Rincon.

A pessoa que teve o smartphone atacado não conseguia identificar nada de anormal durante o uso. Segundo o WhatsApp, mesmo que a vítima não atendesse a invasão era realizada e o número da chamada apagado do histórico. O hacker explica que até mesmo especialistas teriam dificuldade de perceber o ataque. 

Leia mais: Hacker explica como contas de WhatsApp podem ser invadidas

"Para ter o celular protegido, é importante manter o sistema operacional atualizado e ter sempre instalada a última versão dos aplicativos", orienta Rincon.

O WhatsApp liberou uma atualização do aplicativo para Android (Google) para iOS (Apple) que deve proteger os usuários da vulnerabilidade identificada.

Procurado pelo R7, o WhatsApp enviou o seguinte posicionamento:

“O WhatsApp incentiva as pessoas a atualizarem o nosso aplicativo para a versão mais recente, assim como manter o sistema operacional dos dispositivos atualizados, a fim de proteger contra possíveis ataques destinados a comprometer as informações armazenadas em dispositivos móveis. Estamos trabalhando constantemente ao lado de parceiros da indústria para fornecer os aprimoramentos de segurança mais recentes para ajudar a proteger nossos usuários.”

Siga o passo a passo e saiba como atualizar o WhatsApp: