Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Wi-Fi aberto: Vale a pena correr o risco?

Descubra quais riscos você corre ao liberar a rede wireless da sua casa

Tecnologia e Ciência|Do R7*

Você conhece os riscos de ter uma rede Wi-Fi sem senha?
Você conhece os riscos de ter uma rede Wi-Fi sem senha? Você conhece os riscos de ter uma rede Wi-Fi sem senha?

Em 2013, durante a época das manifestações, uma das campanhas que existiam nas redes sociais pedia que os moradores das áreas que tivessem manifestantes abrissem suas redes Wi-Fi para que todos pudessem acessar a internet.

Isso levantou um debate que existe há bastante tempo entre os especialistas e pesquisadores de tecnologia e inclusão digital: Quais são os riscos e os benefícios de oferecer uma rede Wi-Fi aberta? Como é possível se proteger de possíveis ataques e o uso indevido da internet?

Sérgio Amadeu da Silveira, professor da UFABC (Universidade Federal do ABC) e defensor da inclusão digital, diz que a democratização da internet é um trabalho importante, mesmo com os possíveis riscos.

— Atualmente, o acesso ao Wi-Fi é considerado uma necessidade de comunicação, nós precisamos estar o tempo todo conectados, e uma rede Wi-Fi sem senha é uma solução para isso.

Publicidade

Melhore a sua conexão Wi-Fi com a ajuda de aplicativos

Hacker usa gato para rastrear Wi-Fi dos vizinhos

Publicidade

Até poucos anos atrás, o acesso a redes Wi-Fi era bastante limitado por causa dos próprios aparelhos que não continham essa tecnologia. Atualmente, qualquer smartphone tem conexão Wi-Fi, o que faz com que o investimento em pontos de acesso gratuitos seja um serviço de utilidade pública.

A Prefeitura de São Paulo, por exemplo, tem trabalhado com o projeto das Praças Digitais, que desde o seu início já conseguiu instalar 27 pontos de Wi-Fi nas cinco regiões da cidade.

Publicidade

Além disso, são 24 pontos em implantação e 69 em projeto. A maioria dos locais com acesso livre é em praças e parques.

Sérgio Amadeu lembra, entretanto, que as pessoas que utilizam o serviço oferecido pela prefeitura devem ficar atentas à segurança dos seus dados.

— As pessoas que usam a internet nessas Praças Digitais devem estar cientes de que não devem utilizá-las como se estivessem em uma rede segura, porque não é. Elas devem evitar ao máximo acessarem informações muito pessoais para não correrem o risco de terem esses dados copiados.

Pessoas que utilizam a internet disponibilizada em praças e parques devem saber que correm riscos de segurança
Pessoas que utilizam a internet disponibilizada em praças e parques devem saber que correm riscos de segurança Pessoas que utilizam a internet disponibilizada em praças e parques devem saber que correm riscos de segurança

Problemas

Os riscos das redes abertas ameaçam tanto as pessoas que as oferece, quanto os que as utilizam. Aqueles que possuem uma rede Wi-Fi em suas casas e decidem deixá-las abertas para uso dos vizinhos, por exemplo, devem estar ciente dos perigos.

O jornalista Ricardo Anderáos, 52, conta que teve problemas no passado por conta da internet livre.

— Eu morava em Pinheiros na época e decidi deixar o Wi-Fi desprotegido para que os vizinhos pudessem usar, mesmo conhecendo os riscos. Alguns meses depois recebi uma intimação pedindo para que eu fosse até a delegacia prestar um depoimento sobre um crime que tinha sido cometido com o meu IP.

Ricardo descobriu que alguém havia utilizado a sua internet para praticar difamação e injúria contra um estabelecimento, além de ter perseguido os donos do local. Ele chegou à delegacia como suspeito, mas o delegado conhecia o seu trabalho como jornalista e sua opinião em relação à internet livre e tirou as acusações.

— Acabei perdendo a vontade de deixar o meu Wi-Fi sem senha. Agora, a minha rede é protegida. O problema só não foi maior porque tive sorte, mas deixei de lado minha atitude “romântica” e não quero mais assumir riscos.

Segurança

Os riscos de sofrer um ataque hacker, na verdade, existem mesmo em redes seguras. Principalmente com o sistema Windows, é possível que os usuários estejam sendo constantemente atacados, assim como a sua conexão de internet.

Sérgio Amadeu diz que a melhor maneira de evitar que isso aconteça é investindo na criptografia das informações produzidas pela sua internet e seu computador.

Opte por roteadores que ofereçam melhores soluções em criptografia
Opte por roteadores que ofereçam melhores soluções em criptografia Opte por roteadores que ofereçam melhores soluções em criptografia

— Ter roteadores com uma capacidade maior de proteção criptográfica pode diminuir os riscos de um ataque. Além disso, é possível se proteger judicialmente contra pessoas que tenham invadido a sua rede utilizando analogias com o código penal.

Agora, aqueles que querem manter uma rede wireless aberta devem seguir uma regra básica: criar um acesso aberto e outro fechado para você e sua família. Essa foi a solução que Sérgio encontrou para permitir o Wi-Fi livre, mas evitar que suas informações pessoais fossem roubadas.

Além disso, o professor recomenda que você avise seus familiares e amigos que está deixando a sua rede aberta.

— Isso é importante porque, caso alguém cometa um crime e a polícia chegue ao seu IP, você terá evidências de que sempre deixou sua rede Wi-Fi sem senha. Até porque, na minha opinião, o IP sozinho nunca será um argumento válido em uma investigação criminal.

* Colaborou Isabella Santoro, estagiária do R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.