Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Hacker usa gato para rastrear Wi-Fi dos vizinhos

Pesquisador em segurança se surpreendeu com a quantidade de redes abertas ou desprotegidas

Tecnologia e Ciência|Do R7

Gato passa despercebido pela vizinhança enquanto grava redes de Wi-Fi desprotegidas
Gato passa despercebido pela vizinhança enquanto grava redes de Wi-Fi desprotegidas Gato passa despercebido pela vizinhança enquanto grava redes de Wi-Fi desprotegidas

Um pesquisador em segurança descobriu uma maneira divertida de mapear as redes de Wi-Fi vulneráveis dos seus vizinhos. De acordo com informações da Wired, Gene Bransfield equipou seu gato para a missão.

Coco recebeu um colar feito especialmente para explorar as redes de Wi-Fi da vizinhança. O dispositivo foi feito a partir de um cartão Wi-Fi, com GPS, bateria e um chip Spark Core. O gadget roda um software que procura por sinais de Wi-Fi e grava aqueles que estão abertos.

Wi-Fi aberto: Vale a pena correr o risco?

Melhore a sua conexão Wi-Fi com a ajuda de aplicativos

Publicidade

O dispositivo também gravou redes de Wi-Fi mal protegidas com criptografias antigas, como WEP, que podem ser quebradas facilmente. A prática é uma atualização do conceito de Wardriving, em que hackers cruzam regiões em um carro com um laptop procurando por redes abertas ou inseguras.

O colar WarKitteh, como Bransfield o apelidou, não foi feito para ser uma ferramenta séria, mas uma piada. Ele explicou à Wired que a ideia de colocar um pouco de tecnologia em um gato e deixá-lo vaguar por aí o divertiu.

— Mas o resultado desta pesquisa com o gato é que havia mais pontos de Wi-Fi abertos ou criptografados com WEP lá fora do que deveria haver em 2014.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.