ABPA celebra alta de mais de 100% na exportação de ovos apesar da gripe aviária
Segundo presidente da associação, alta foi de 116% ao longo de 2025; vendas de carne de frango e suínos também cresceram
Agronegócios|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A exportação de ovos, frango e suínos foi recorde para o mês de janeiro, fortalecendo ainda mais a posição do Brasil em mercados estratégicos.
Em entrevista ao Record News Rural de segunda-feira (16), Ricardo Santin, presidente da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), pontua que, apesar dos entraves provocados pela gripe aviária, o agronegócio prosperou durante 2025, especialmente no setor de ovos, que teve alta de 116%.

“Enfrentamos o primeiro caso de gripe aviária, mas terminamos o ano crescendo 0,6% nas exportações. Crescemos na disponibilidade do mercado interno 2%. Na suinocultura, as exportações avançaram 9% e no setor de ovos, 116%. Ou seja, foi um ano positivo, que mostrou ao mundo que o Brasil está preparado para enfrentar desafios como a gripe aviária”, diz o executivo.
Ao divulgar os dados de exportação de janeiro, Santin destacou que o volume de carne de frango exportada chegou a 459 mil toneladas, gerando mais de US$ 874 milhões. O crescimento foi de 3,6% em relação ao mesmo período de 2025, reforçando a forte demanda internacional pelo produto.
“Em janeiro, registramos 459 mil toneladas exportadas, com receita superior a 874 milhões de dólares, um aumento de 3,6% sobre o ano passado. O mercado global segue muito aquecido, ainda mais do que no primeiro quadrimestre de 2025, quando o crescimento foi de 9% em volume e 12% em receita”, afirma.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!













