Logo R7.com
RecordPlus

Cadeia da soja e do biodiesel registra recorde na safra e pode impulsionar PIB do agronegócio

Dados mostram que mercado de trabalho no setor cresceu 4,2% no segundo trimestre de 2025, totalizando 2,3 milhões de empregados

Agronegócios|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Cadeia de soja e biodiesel no Brasil registra crescimento significativo em 2025.
  • Projeções indicam que pode atingir 21,1% do PIB do agronegócio, com safra recorde de 170,3 milhões de toneladas.
  • Mercado de trabalho na área cresceu 4,2%, totalizando 2,3 milhões de empregados, apesar da diminuição de 15,6% nas ocupações nos campos.
  • Exportações aumentaram 1%, mas receita caiu 8%; China é o principal destino do grão.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um crescimento significativo da cadeia de soja e do biodiesel no agronegócio brasileiro deve ser registrado em 2025, segundo um estudo conduzido pelo Cepea Esalq-USP (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo) em parceria com a Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais).

Os dados projetam que a cadeia pode atingir 21,1% do PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio, impulsionada por uma safra recorde de 170,3 milhões de toneladas na temporada 2024–2025. O valor do crescimento na indústria esperado é de mais de 4%, impulsionado pelo esmagamento do grão, que deve ser recorde neste ano.


Além de bom cenário interno, exportações também movimentam o setor Reprodução/ Record News

Outro dado positivo é o do mercado de trabalho na cadeia de soja e do biodiesel, que cresceu 4,2% no segundo trimestre de 2025, totalizando 2,3 milhões de empregados e com um leve aumento de 0,74% na indústria. No entanto, foi registrada uma redução de 15,6% nas ocupações nos campos de plantio, sugerindo um ganho de produtividade.

Já no mercado externo, as exportações de soja cresceram 1,5% no segundo trimestre de 2025, embora a receita tenha caído 8%. A China permanece o principal destino do grão, com a União Europeia e o Sudeste Asiático importando farelo, e a Índia liderando a compra de óleo.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.