Especialista explica desafios para a produção de soja e milho no Brasil
Mauro Osaki analisa a safra 2024/2025 e projeta próximas colheitas
Agronegócios|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O cultivo de soja e milho são importantíssimos para economia e agricultura brasileira. No entanto, os produtores encontram alguns desafios, climáticos e econômicos, para a produção dos grãos.
Na safra 2024/2025, o Brasil teve um bom desempenho na produção de soja e milho, com exceção de alguns estados, de acordo com Mauro Osaki, pesquisador do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

O Rio Grande do Sul, que teve alto índice de chuvas, e o Paraná, que sofreu com as geadas, foram alguns dos locais afetados pelas questões climáticas neste ano.
Apesar disso, os desafios vão além do clima, e tensões comerciais podem influenciar nas vendas. Por exemplo, a China voltou a comprar soja dos Estados Unidos após meses de fluxo comercial interrompido e, assim, preocupa alguns agricultores brasileiros pela possibilidade de redução de demanda da soja brasileira.
Mas, segundo Osaki, a situação não é tão alarmante, pois poucos países produzem o grão e o mercado tende a se realocar. Além disso, ele reforça que a qualidade da soja e o preços competitivos são aliados do Brasil.
“Essa imposição é um pouco ruim no curto prazo, mas o mercado se arranja. O fluxo de negociação vai se arranjando, mesmo porque o mercado de exportação de grão está na mão de grandes e poucos países: Estados Unidos, Brasil, Argentina e Paraguai”, diz o pesquisador.
E visando a safra de 2025/2026, os biocombustíveis, produzidos a partir do milho, são um aspecto positivo para a produção do grão: “é mais uma agente demandando pelo produto, trazendo novas ferramentas de fixação de preços e tentando garantir seu abastecimento com os produtos locais. Então, isso faz um movimento diferente seja para exportação, processamento de etanol ou setor de produção de ração para animais”, diz.
Mauro Osaki reforça ainda que a produção de milho no Brasil tem um “teto” e a crescente de carros elétricos reduzem a demanda de biocombustível e consequentemente, a produção dos grãos.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!













