Logo R7.com
RecordPlus

‘Temos um dos períodos mais críticos da história’, diz presidente da Aprosoja

Instabilidade no campo, pressão sobre produtores e atraso do Plano Safra preocupam produtores do grão

Agronegócios|Do R7

  • Google News

Dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) revelam que os preços domésticos da soja subiram em outubro. Alguns dos fatores que contribuíram para esse movimento são o aumento da demanda internacional e as novas tarifas anunciadas pelo governo dos Estados Unidos à China, que entram em vigor em novembro e podem ampliar as vendas do Brasil ao país asiático.

Em entrevista ao Record News Rural desta segunda-feira (27), Maurício Buffon, presidente da Aprosoja Brasil (Associação dos Produtores de Soja), avalia que o mercado atravessa um dos momentos mais desafiadores dos últimos anos, marcado por entraves no financiamento e pela demora na liberação de recursos oficiais. Ele alerta que, diante desse cenário, muitos produtores devem iniciar a temporada com menor capacidade de investimento em tecnologia.


Leia mais

“Nós já tivemos grandes crises no setor agrícola, mas esse é sem precedente. [...] O custeio agrícola, que é uma das fontes de recursos para a agricultura, também está na faixa de 60%. Só que o plantio está aí, não tem mais tempo para nada”, afirma o executivo.

Segundo Buffon, “o Plano Safra, que era para trazer um fôlego para o produto rural, também não acontece da forma correta”, o que tem impacto direto no desempenho do setor. “Totalmente atrasado, desconectado com a realidade da produção rural no Brasil, principalmente o plantio de soja agora nesse momento”, completa.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.