Ações de combate à dengue e à febre chikungunya são realizadas em três bairros na capital baiana
Balanço comparativorevela redução de 76% nos casos de dengue
Bahia|Do R7
Nesta quarta-feira (15), o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realizou ações de bloqueio e combate aos mosquitos aedes aegypti e aedes albopictus, transmissores da dengue e da chikungunya. Na ação foram visitados os bairros do Iapi, Caixa D'Água e Liberdade.
Assista grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
No bairro da Caixa D'Água, os agentes realizaram o bloqueio na rua Manoel Drummond, onde ocorreram alguns casos suspeitos de dengue e chikungunya. De acordo com Emerson dos Santos, supervisor do CCZ, a ação de combate ao mosquito ocorre de forma periódica, com a visita constante dos agentes de endemias a casas, escolas e terrenos abandonados.
— Nos casos em que ocorrem casos suspeitos, precisamos realizar o bloqueio da localidade.
Conforme o agente, primeiramente é necessário identificar o imóvel, onde reside a pessoa que deu entrada no hospital ou posto de saúde, sob suspeita de uma das doenças. Em seguida, os agentes percorrem um raio de 30 metros a 60 metros da casa realizando a aplicação do inseticida.
Com relação ao balanço do ano passado, houve redução de 76% no número de casos de dengue no primeiro semestre de 2015. Entre janeiro e junho, foram confirmadas 1.062 ocorrências da doença no município, enquanto no mesmo período do ano passado, foram 4.344 registros. Além disso, neste ano foram confirmados três casos de zika enquanto outros 15 mil suspeitos seguem sob análise. No caso da chikungunya já foram contabilizados quatro casos em 2015.














