Logo R7.com
RecordPlus

Após operação para combater desvio de verbas de municípios, dois prefeitos se entregam à PF

Grupo desviava recursos públicos oriundos da conta do Fundeb

Bahia|Do R7

  • Google News
Entre os seis, estão os prefeitos das cidades de Fátima e Sítio do Quinto
Entre os seis, estão os prefeitos das cidades de Fátima e Sítio do Quinto

Seis pessoas se apresentaram na manhã desta quarta-feira (14) à Superintendência Regional de Polícia Federal na Bahia. Assim, a PF cumpriu outros seis mandados de prisão temporária expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, pela Operação 13 de Maio.

Entre os seis, estão os prefeitos das cidades de Fátima e Sítio do Quinto. Cumpridos os mandados, os suspeitos permanecerão presas por cinco dias, prorrogáveis por mais cinco, à disposição da autoridade Judiciária, e nesse período serão ouvidas pela Polícia Federal para instrução do inquérito instaurado.


Restam ainda quatro mandados de prisão temporária a serem cumpridos, do total de 29 expedidos.

Leia mais notícias no R7 BA


PF inicia operação para combater desvio de verbas de municípios baianos

Entre os suspeitos com prisão determinada pela Justiça, dois são prefeitos e seis são ex-prefeitos. Quatro vereadores também tiveram a prisão decretada, além de cinco secretários municipais e nove funcionários públicos. A Justiça determinou o afastamento cautelar de sete pessoas de suas.


De acordo com a PF, as investigações revelaram a existência de uma organização criminosa em atividade há mais de 10 anos, composta por funcionários públicos e empresários. O grupo desviava recursos públicos oriundos da conta do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), além de outros de origens federais, estaduais e municipais. Eles utilizavam empresas de fachadas e laranjas para a realização de serviços de engenharia, de transporte escolar e realização de eventos sociais.

Cerca de 400 Policiais Federais, com o apoio de 45 servidores da CGU (Controladoria-Geral da União) e 45 da Receita Federal, cumprem 29 mandados de prisão temporária e 83 mandados de busca e apreensão, decretados pela Justiça Federal.


Foram identificadas irregularidades nas cidades de Fátima, Heliópolis, Ipecaetá, Aramari, Banzaê, Ribeira do Pombal, Sítio do Quinto, Água Fria, Novo Triunfo, Itiruçu, Ourolândia, Santa Brígida, Paripiranga, Itanagra, Quijingue, Sátiro Dias, Coração de Maria, Cícero Dantas, Lamarão e São Francisco do Conde.

Os envolvidos responderão por crimes de responsabilidade, malversação de recursos públicos, lavagem de dinheiro, peculato, organização criminosa, uso de documento falso e crimes da lei de licitações. Prédio no bairro no Comércio e Centro Empresarial no bairro da Calçada.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.