Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bahia não adotou horário de Verão que começa às 0h deste domingo (15); veja o que muda

Bancos, Correios e Lotéricas são os principais serviços afetados

Bahia|Alexandre Garcia, R7 SP, com Matheus Pastori, estagiário do R7 BA

Bahia não participa do horário de Verão pelo sexto ano consecutivo
Bahia não participa do horário de Verão pelo sexto ano consecutivo Bahia não participa do horário de Verão pelo sexto ano consecutivo

O horário de verão 2017/2018 passa a valer à partir da 0h deste domingo (15) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A medida estabelece que os moradores destas regiões adiantem seus relógios em uma hora. Neste ano, o horário diferenciado terá duração de 126 dias e termina em 18 de fevereiro de 2018, data na qual os ponteiros dos relógios deverão ser atrasados em uma hora.

O novo horário vale para o Distrito Federal e os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.

A Bahia, no entanto, assim como todos os estados do Norte e Nordeste, não aderiu ao novo fuso-horário. Com isto, haverá a diferença de uma hora entre os relógios do estado e o horário oficial de Brasília.

Os baianos que vão viajar de avião, utilizar bancos, serviço dos Correios e lotéricas devem ficar atentos. Embora não precisem ajustar o ponteiro dos relógios - e nem acordar mais cedo - o horário de funcionamento de alguns serviços deve ser alterado na capital e interior do estado.

Publicidade

Confira as mudanças:

Aeroportos

Publicidade

A Infraero recomenda que os passageiros entrem em contato com as respectivas companhias aéreas para esclarecer dúvidas sobre os horários de voos.

Bancos

Publicidade

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o funcionamento é mantido das 10h às 16h em Salvador e região metropolitana, nos municípios de Candeias, Camaçari, Dias D’Avila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, São Francisco do Conde, Simões Filho, Vera Cruz, Pojuca e São Sebastião do Passé;

Nas demais cidades o horário de atendimento ao público é antecipado em 1h, funcionando das 9h às 15h.

Correios

Funcionamento: o horário não será alterado (confira o horário de atendimento da agência de sua preferência no site http://www2.correios.com.br/sistemas/agencias/ );

SEDEX: Horário de postagem no SEDEX deve ser antecipado em até uma hora - os Correios da Bahia ainda não informaram precisamente a alteração.

Lotéricas

Funcionamento: o horário não será alterado - segundo o Sinloba (Sindicato dos Lotéricos da Bahia), o horário de funcionamento das unidades varia de acordo com a localidade da agência;

Apostas: jogos em dia de sorteio serão antecipados e devem ser feitos até às 17h59;

Sorteios: passam a acontecer uma hora mais cedo, às 18h.

Veja aqui as regiões que devem adiantar os relógios em uma hora.

HISTÓRICO 

Adotado no Brasil em 1931, o horário de verão é implementado todos os anos desde 1985 com o objetivo de economizar energia nos horários responsáveis pelos picos de consumo no País.

Neste ano, no entanto, o governo federal cogitou extinguir o horário diferenciado após um estudo do MME (Ministério de Minas e Energia) identificar que a mudança traz "resultados próximos da neutralidade para o sistema elétrico".

Após avaliar o levantamento e causar polêmica, principalmente entre os comerciantes, o governo decidiu manter o horário de verão que, no ciclo 2016/2017, resultou em uma economia de R$ 159,5 milhões, de acordo com o MME.

Na ocasião, a pasta afirmou que a economia representa o valor que deixou de ser gasto com o acionamento das usinas termelétricas, geradoras de eletricidade mais cara do que as hidrelétricas.

Leia mais do R7 Bahia, portal de notícias da RecordTV Itapoan 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.