Belezas da Chapada Diamantina são divulgadas na França
Cachoeiras da Chapada chamam atenção e são destaques na reportagem
Bahia|Do R7
A Chapada Diamantina foi tema de uma reportagem no portal de notícias do jornal francês Le Monde. A matéria destaca a beleza do Parque Nacional da Chapada Diamantina, das 300 cachoeiras que dão um charme ao paraíso no centro da Bahia, e a vidas dos quilombolas, descendentes dos povos africanos, que moram em Remanso, dentre outros aspectos da zona turística.
O geólogo norte-americano Roy Funch, morador de Lençóis e criador do projeto do Parque Nacional da Chapada Diamantina, foi o entrevistado da publicação. Ele relata que, antes da criação do parque, as pessoas estavam mais interessadas nas pepitas de diamantes que estão dentro das rochas. Depois, os moradores foram conscientizados a cuidar do ecossistema. De acordo com estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgado em 2012, a Chapada Diamantina é responsável por 4,5% do fluxo turístico global da Bahia, o que corresponde a mais de 495 mil turistas passeando pelos 40 municípios que compõem a zona.
Destaque
O Rio Ribeirão, que possui uma coloração avermelhada devido ao material orgânico presente em seu leito; a Cachoeira da Fumaça, com a névoa criada pela água que cai de uma altura de mais de 400 metros, no Vale do Capão; e o Rio Paraguaçu são destaque na reportagem. A gruta Lapa Doce completa a lista de atrativos do Le Monde, devido ao show de cores derivadas da luz do sol, visto de dentro da caverna.













