Logo R7.com
RecordPlus

Cacique acusado de homicídio tem liberdade concedida pelo STJ

Crime que vitimou um ex-líder comunitário de agricultores ocorreu no dia 10 de fevereiro

Bahia|Do R7

  • Google News

O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Sebastião Reis Júnior concedeu liminar em habeas-corpus à liberdade do líder tupinambá, Rosivaldo Ferreira da Silva, o cacique Babau, acusado do homicídio do ex-líder comunitário de agricultores, Juraci José dos Santos Santana, no município de Una, localizado no Sul do Estado.

Leia mais notícias no R7 BA


Segundo o STJ, o cacique foi preso temporariamente por homicídio que tramita em segredo de Justiça na Comarca do município de Una. O ministro reconheceu que não há necessidade da prisão do indígena no atual momento do processo.

De acordo com o magistrado, na decisão que determinou a prisão de Babau, não há nenhuma informação de que ele teria participado efetivamente do homicídio do agricultor Juraci José dos Santos Santana.


O ministro observou também que consta nos autos documentos que demonstram que o indígena está incluído no Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

Segundo Júnior, o programa em que o cacique está incluso visa garantir o prosseguimento do trabalho do defensor.


—Tem por objetivo garantir a continuidade do trabalho do defensor, que promove, protege e garante os direitos humanos.

O ministro Júnior explicou que o programa impõe ao cacique controle permanente de suas atividades, inclusive de sua movimentação para fora da aldeia onde mora, na aldeia Serra do Padeiro.


A liminar concedida pelo ministro relator determina que o cacique permaneça na aldeia, não podendo se ausentar ao menos com autorização do juiz da Vara Criminal de Una.

Babau também deverá depositar em juízo seu passaporte e não poderá manter contato com testemunhas do processo, nem com os demais acusados do crime. O mérito do habeas-corpus ainda será julgado pela Sexta Turma do STJ.

Na manhã desta quinta (24), durante audiência unificada das comissões de Direitos Humanos da Câmara e do Senado, no Congresso Nacional, em Brasília (DF), Babau decidiu se entregar à Polícia Federal. A prisão temporária foi decretada pela Vara Criminal da Justiça Estadual do município de Una, no sul do Estado.

O crime que vitimou o ex-líder comunitário de agricultores, Juraci José dos Santos Santana, ocorreu no dia 10 de fevereiro.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.