Câmera de segurança flagra pichadores agindo em Salvador
Vândalos podem pegar de três meses a um ano de prisão
Bahia|Do R7 com Record Bahia
Câmeras de segurança flagraram a ação de pichadores no centro de Salvador. Nas imagens aparecem dois homens em frente ao prédio comercial. Um deles tira a lata de spray da mochila enquanto o outro observa o movimento, principalmente para saber se tem algum policial na região. Segundo testemunhas, os pichadores chegam na região durante a madrugada quando o movimento é menor. Os acusados já foram identificados.
De acordo com o capitão da Polícia Militar Bruno Ramos, os pichadores agem em grupo e, enquanto um picha, outros ficam observando a aproximação de viaturas para poderem se esconder, o que dificulta a prisão em flagrante dos acusados.
O capitão chamou atenção para disputa entre gangues de pichadores da cidade. Eles disputam espaço e visibilidade. Ramos explica que os símbolos desenhados tem significados, são signos que para leigos não querem dizem muita coisa, mas, entre as facções, têm significados e se entendem.
Nesta semana, a Polícia Civil afirmou que busca identificar um grupo formado por cerca de dez pichadores que vem depredando prédios públicos e privados, no do Centro de Salvador.
A polícia está usando as imagens recuperadas do circuito de segurança de um dos estabelecimentos pichados para auxiliar nas investigações.
Os vândalos serão autuados por crime ambiental, com base no artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais, e podem pegar de três meses a um ano de prisão. A penalidade pode ser mais rigorosa no caso de um monumento ou edificação tombada em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico. Nesses casos, os vândalos podem cumprir pena de seis meses a um ano de prisão e multa.