Evento gratuito esclarece dúvidas sobre psoríase para portadores da doença em Salvador
Encontro acontece neste domingo (29), no Instituto Bahiano de Imunoterapia (IBS)
Bahia|Do R7

Neste domingo (29), Dia Mundial da Psoríase, o Instituto Bahiano de Imunoterapia (IBS) abrirá para o público o evento “Psoríase Uma Visão Multidisciplinar: Pele, Articulações, Dieta E Mente”, das 14h às 16h10, na sede da entidade.
Ao longo do dia também será a abordada como a identificação precoce previne sequelas, os mitos e verdades da abordagem nutricional para os pacientes, como a psoríase desencadeia a ansiedade, a depressão e a insônia, finalizando com um sorteio.
SOBRE A DOENÇA
Pele seca, com manchas avermelhadas que escamam e, em alguns casos, que sangram. Estes são alguns dos sintomas da psoríase, uma doença autoimune sistêmica e que se manifesta na pele e que pode levar o paciente a também manifestar sintomas de depressão e fobia social, por tentar esconder a doença e a aparência que causa. Afeta cerca de 125 milhões de pessoas em todo o mundo e sua causa ainda não é totalmente conhecida.
Pode ocorre em pessoas de todas as idades, mas geralmente aparece entre os 15 e 30 anos – sendo que 30% dos pacientes podem desenvolver artrite psoriásica, que combina os sintomas de duas doenças autoimunes, a própria psoríase e a artrite reumatoide, ambas incapacitantes.
A psoríase não é uma doença contagiosa, mas seus pacientes tentam esconder as suas marcas. Afeta tanto homens quanto mulheres e acredita-se a hereditariedade pode exercer algum papel para seu surgimento. A doença não tem cura, mas tem tratamento e controle.
SERVIÇO
PSORÍASE - UMA VISÃO MULTIDUISCIPLINAR: PELE, ARTICULAÇÕES, DIETA E MENTE
QUANDO: domingo (29), das 14h às 16h10
QUANTO: entrada franca
ONDE: Instituto Bahiano de Imunoterapia (IBS), Salvador
PRA QUEM: livre
Leia mais do R7 Bahia, portal de notícias da RecordTV Itapoan