Grupo criminoso que fraudava benefícios previdenciários é desarticulado na Bahia
Aposentadoria rural era especialidade dos falsários
Bahia|Do R7
Um grupo de criminosos que utilizava Sindicatos Rurais para fraudar os benefícios previdenciários, em especial à aposentadoria rural, foi desarticulado pela Operação Malloy, no município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.
Na operação foram cumpridos um mandado de prisão, 11 de busca e apreensão, quatro de condução coercitiva, dentre outra medidas nos municípios de Vitória da Conquista, Anagé, Ituaçu, e Barra da Estiva, tendo como foco principal os Sindicatos dos Pequenos Produtores Rurais das respectivas cidades e seus representantes, além dos servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
De acordo com a PF (Polícia Federal), o modus operandi consistia na emissão fraudulenta de Declaração de Atividade Rural - de responsabilidade dos sindicatos - , montagem de documentação falsa, além de orientação aos requerentes e testemunhas de como estes deveriam se portar ao requererem os benefícios indevidos.
Os envolvidos irão responder por diversos crimes, dentre eles falsidade ideológica, estelionato, falsificação de documentos públicos e privados, além de associação criminosa com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 19 anos de reclusão.
Foi empregado na operação o efetivo de 46 policiais federais e oito servidores do Ministério da Previdência.