Logo R7.com
RecordPlus

Hemóveis realizam coleta de sangue e cadastro de medula em shoppings de Salvador

Até sexta-feira (18), as unidades o Hemoba atende no Salvador Shopping e Salvador Norte 

Bahia|Do R7

  • Google News
Coleta de sangue e cadastro de medula óssea são realizados das 8h às 17h
Coleta de sangue e cadastro de medula óssea são realizados das 8h às 17h

Até sexta-feira (18), as unidades móveis da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) atendem a população nos estacionamentos do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping. Coleta de sangue e cadastro de medula óssea são realizados das 8h às 17h, com o objetivo de ampliar a reserva nos bancos de sangue que garantem o fornecimento para unidades de saúde.

Leia mais notícias no R7 BA


Segundo a assistente social do Hemoba, Cátia Rocha, é uma ação que visa aumentar o estoque de sangue e abastecer unidades de saúde para o benefício dos pacientes.

Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play


A doação também pode ser direcionada para algum paciente específico. No segundo dia do atendimento no Salvador Shopping, a vendedora Agda Sampaio levou um grupo de colegas de trabalho para fazer a coleta de sangue que será encaminhada ao irmão, internado há dois meses no HGES (Hospital Geral Roberto Santos). “Como eu já tive câncer, não posso doar. No entanto, fiz uma campanha no meu trabalho convidando os colegas para contribuírem para a saúde do Gilberto. Eles abraçaram a ideia e vieram doar”, conta Agda.

Critérios para doar


Para doar sangue é muito simples. O interessado precisa estar bem de saúde, alimentado com itens de pouca gordura, estar há pelo menos 12 horas sem consumir bebida alcoólica e duas horas sem fumar, além de ter dormido no mínimo seis horas. Para quem fez tatuagem, exame de endoscopia ou colocou piercing é necessário um intervalo de um ano para voltar a doar.

O peso também é critério de doação. A estudante Marina Prates tem menos de 50 kg, o que não a impediu de fazer sua parte. “Sempre quis doar sangue. Acho um ato nobre e nunca pude por causa do peso. Mas descobri que posso fazer o cadastro de medula óssea e contribuir se tiver demanda”, destaca.


A partir de terça-feira (22), os Hemóveis atendem em frente à Catedral da Fé, na Avenida ACM, e na Unime, em Lauro de Freitas. Além dos caminhões da Hemoba, os voluntários podem se dirigir até a sede da fundação, no bairro de Brotas, ao lado do HGE (Hospital Geral do Estado).

Assista à programação da Record TV 24 horas

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.