Ministério da Saúde avalia teste rápido da zika que foi produzido na Bahia
Já registrado pela Anvisa agora o teste passará por avaliação de qualidade
Bahia|Do R7
Na manhã desta segunda-feira (13), o ministro da Saúde, Ricardo Barros, visitou a capital baiana para conhecer o teste sorológico rápido de identificação do Zika Vírus, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da BahiaFarma (Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico), em parceria com o Senai-Cimatec.
Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play
Acompanhado do vice-governador, João Leão, e do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, o ministro avaliou o produto e falou sobre as intenções do governo federal em utilizar a iniciativa nacionalmente, no SUS (Sistema Único de Saúde).
De acordo com o ministro Ricardo Barros, assim que forem realizados todos os procedimentos, será efetuada, junto à BahiaFarma, a compra de um grande volume dos testes, que estarão disponíveis pelo SUS.
O teste rápido permite detectar se o paciente está com a doença ou se já foi infectado há mais tempo pelo vírus. O exame utiliza uma pequena amostra de soro do paciente e fornece os resultados em até 20 minutos. O aparelho do exame é composto por dois dispositivos portáteis.
Já registrado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), agora o teste passará por avaliação de qualidade.