Mutirão para prevenção de doença pulmonar será realizado em Salvador
Ação acontece neste sábado (18), na sede da ABM
Bahia|Do R7 com Record Bahia

Um mutirão para prevenção de doenças pulmonares será realizado neste sábado (18), das 8h às 13h, na sede da ABM (Associação Baiana de Medicina), no bairro de Ondina, em Salvador. A ação gratuita é feita em parceria com a Sociedade Baiana de Pneumologia. A expectativa é que cerca de 300 pessoas sejam atendidas.
Segundo o pneumologista Antônio José Dórea, o mutirão visa alertar as pessoas sobre doenças pulmonares que muitas vezes não são do conhecimento da população.
— Normalmente o perfil de pacientes são pessoas acima de 40 anos, podem ser fumantes ou não fumantes, e que apresentem alguns sintomas respiratórios. Por exemplo: falta de ar, que pode ser progressiva, cansaço ao exercício físico, tosse crônica, infecções respiratórias de repetição, dificuldade em realizar pequenos e médios esforços.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) será a terceira principal causa de morte em 2020. Na Bahia, a ABM afirma que cerca de 420 mil pessoas já foram diagnosticadas com a DPOC, também conhecida como bronquite ou enfisema pulmonar.
Ainda segundo a ABM, no local serão dadas orientações de dieta para refluxo e de controle ambiental para alérgicos, de atividades físicas ao pneumopata e sobre tabagismo e asma, riscos de fumar e vantagem da cessação. Os participantes também serão orientados sobre a importância dos sintomas observados durante a respiração para o diagnóstico precoce de tuberculose. As pessoas que apresentarem maior necessidade de seguimento pneumológico serão encaminhadas para atendimento em hospitais específicos.
Os interessados devem comparecer à sede da ABM, levando um documento com foto, nesta sexta-feira (17), das 9h às 16h, para pegar a senha de atendimento.