Não existe obrigatoriedade do uso de coletes salva-vidas na lancha que se acidentou em Itaparica (BA)
19 mortos estão confirmados. Cerca de 84 sobreviveram
Bahia|Do R7*, com Record TV Itapoan
A Marinha informa que não havia lista de passageiros nem obrigatoriedade legal de uso de coletes salva-vidas na embarcação "Cavalo Marinho", que virou enquanto fazia a travessia Mar Grande - Salvador, na Ilha de Itaparica, município de Vera Cruz (BA) nesta quarta-feira (24). 18 mortos estão confirmados e cerca de 84 sobreviveram à tragédia. Uma criança de apenas um ano está entre as vítimas. Cinco mil pessoas fazem a travessia diariamente.
A princípio, o Corpo de Bombeiros divulgou o número de 24 mortos, informação que foi retificda por nota conjunta da Prefeitura de Vera Cruz e Capitania dos Portos.
Com ventos de 80km por hora, há relatos de que a embarcação tenha virado ao não suportar o impacto de uma onda de cerca de 3m de altura. O mar estaria revolto. Um chamado de emergência foi atendido pela 5ª Companhia Independente de Polícia Militar da Ilha de Vera Cruz por das 8h da manhã. Desde então, barcos particulares também auxiliam constantemente as equipes de emergência, que se dividem em unidades da Capitania dos Portos, Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Marinha.
Os sobreviventes estão sendo encaminhados para o Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Geral de Itaparica e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Ilha de Vera Cruz. Sessenta leitos de emergência foram montados em uma área externa do HGE, informa o repórter Filipe Costa, da Record TV Itapoan.
Desde o início da tarde, amigos e familiares de pessoas desaparecidas se aglomeram nos portos de Salvador e Mar Grande à espera de informações a respeito da indentficação das vítimas do incidente. O governador da Bahia, Rui Costa, decretou luto oficial de três dias no estado.
A Record TV Itapoan e o R7 Bahia continuam na cobertura da tragédia em Mar Grande.
Assista à programação da Record TV 24 Horas
*Colaborou Matheus Pastori, estagiário do R7