O nome muda tudo
Erros de denominação dos pratos só são perdoados na cozinha tecno emocional
Bahia|Larissa Ramos, da TV Record Bahia

A última semana foi importante para a gastronomia brasileira com a presença de Ferran Adrià no país para falar de um projeto ambicioso que pretende ajudar a sistematizar tudo sobre comida que é feito no mundo.
Esta é uma grande contribuição, mas Adrià já deu outra. Ele investiu em um estilo culinário - o tecno emocional - que mudou a relação de alguns (que podem pagar) com a comida. Esta cozinha tecnológica brinca com os órgãos do sentido e nossas concepções. Com a ajuda da química, o sorvete agora pode ser quente e o molho sólido. Para chegar a este tipo de resultado é preciso muito estudo e investimento porque as referências são muito importantes e podem arruinar a expectativa do comensal.
Em meio a este cenário tão futurista, a vida normal segue em nosso estado e por todo o país onde no dia a dia as pessoas lotam as comidas a peso. Para competir com elas, os restaurantes a la carte estão se esforçando para fazer menus a preços competitivos. Eles investem em nomes apetitosos no cardápio, mas já comi em muitos que mais do que pecar na execução (que é normal em Salvador e estranhamente isso não afasta a clientela) também esquecem que além de preparar a comida bem também erram ao mexer nas referências dos clientes porque, tanto quanto uma comida ruim, isso pode arruinar a experiência. Prometo que vou desenvolver melhor esta ideia no próximo parágrafo com uma experiência prática.
No Tortarelli Café, que justiça seja feita tem ótimas tortas e um bom café, resolveu entrar na onda do menu. A entrada de beringela estava ótima, o prato principal era uma massa com frutos do mar bem razoável - o que é admirável dado o grande movimento. Um conselho que daria a eles é em relação ao prato - literalmente o prato que deve vir para a mesa limpo nas bordas, tanto de gordura quanto de qualquer outro elemento. Eles descuidaram da limpeza e ainda decoraram com salsa.
O segundo erro foi a sobremesa. Eles deram a um flan o nome de mousse então é claro que eu, que esperava por uma mousse com todas as características que esta sobremesa oferece, me decepcionei com o flan/ mousse de gosto bastante artificial.
Realmente uma pena. Será que um local que faz tantos doces gostosos não sabe que pode perder clientes justamente por um descuido na sobremesa? E tudo por causa de um nome. No cardápio poderia estar escrito flan e os amantes dos flans pediriam as sobremesa alegremente e alguns, de paladar menos sensível, nem notariam a questão do coco.
Erros de denominação dos pratos só são perdoados na cozinha tecno emocional porque neste tipo de comida não se trata de erro e sim de uma brincadeira com os sentidos que, neste caso, contribui de forma significativa para uma experiência positiva.















