Paciente que ficou com bisturi na barriga após cirurgia morre na RMS
Segundo administração do hospital, médico responsável foi afastado
Bahia|Do R7

O paciente José Carlos de Almeida, de 55 anos, que estava internado no Hospital Municipal Simões Filho, na RMS (região metropolitana de Salvador) após uma cirurgia, morreu na madrugada desta segunda-feira (29). Segundo informações de familiares, Almeida tinha cirrose e foi levado ao hospital para a remoção de água do estômago. Mas, durante o procedimento, o cirurgião deixou o bisturi cair dentro da barriga do paciente. O caso ocorreu na última sexta-feira (22).
—Ele estava fazendo a cirurgia para retirar a água do estômago de meu irmão. Ele disse vou no banheiro e volto, e meu irmão lá, gemendo de dor. Quando ele voltou, disse que não tinha como retirar o bisturi porque não estava conseguindo localizar o objeto, porque tinha muito líquido na barriga.
O irmão do paciente afirmou que o médico queria que ele assinasse um termo se responsabilizando pela permanência do bisturi na barriga de seu irmão.
— Meu irmão estava nervoso porque nem anestesia deram (sic) para ele. Ele perguntou se meu irmão queria que deixasse (o bisturi). Depois falou se eu deixar, você assume o termo de responsabilidade? Agora imagine, que tipo de médico é esse? O paciente gemendo de dor e ele quer que a pessoa assine um termo.
De acordo com a administração do hospital, o médico responsável pelo procedimento foi afastado. Mas, negou a acusação de que ele teria pedido ao irmão do paciente, para assinar um termo de responsabilidade para que o bisturi ficasse na barriga de Almeida.
Ainda segundo a unidade hospitalar, o corpo de Almeida ainda estava no hospital até o fim da manhã desta segunda-feira (29), aguardando a remoção para o IML (Instituto Médico Legal) de Salvador.