Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Plano Gonçalves é reformado e funcionará gratuitamente por um mês

Equipamento volta a fazer a integração entre Cidade Baixa e Alta

Bahia|Do R7

Prefeito ACM Neto entregou o Plano Inclinado Gonçalves
Prefeito ACM Neto entregou o Plano Inclinado Gonçalves Prefeito ACM Neto entregou o Plano Inclinado Gonçalves

Nesta quarta-feira (05), o prefeito ACM Neto entregou o Plano Inclinado Gonçalves, que passa a funcionar por um mês gratuitamente. Após dois anos e oito meses parado, o equipamento volta a fazer a integração entre Cidade Baixa e Alta, levando, em média, 10 mil pessoas por dia.

A obra no Plano Gonçalves foi iniciada em maio do ano passado e envolveu o remodelamento de peças como motores, caixas de comando e recuperação total dos dois bondes, que mantiveram as características originais. O projeto incluiu ainda o serviço de contenção do talude da encosta e reforma do 18º Batalhão da Polícia Militar, instalado no local. Cada bonde transportará por vez mais de 30 passageiros, por um valor de R$ 0,15.

Leia mais notícias no R7 BA

— Os comerciantes estavam sofrendo com isso. É um equipamento histórico e que, sobretudo, é utilizado pela população mais pobre para a integração entre as duas regiões da cidade. Lembrando que a primeira providência do meu governo foi colocar para funcionar o Elevador Lacerda, que, quando cheguei, sequer estava operando. Vamos ter todo o sistema de ascensores funcionando plenamente, com segurança e qualidade.

O Plano Inclinado Liberdade/Calçada, também paralisado há cerca de três meses, já está em execução para requalificação. Com o retorno das atividades, a expectativa é que 15 mil pessoas transitem pelo local diariamente. As obras serão finalizadas no segundo semestre do próximo ano e demandarão investimentos de cerca de R$ 5 milhões. Entre as melhorias estão a climatização dos novos bondes e a substituição dos trilhos. Também será requalificado o Plano Pilar, na região do Santo Antônio Além do Carmo, que está em fase de estudo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.