Bahia Plantio transformará praça em pomar com 105 árvores frutíferas

Plantio transformará praça em pomar com 105 árvores frutíferas

Georreferenciamento vai identificar data, localização e espécie da muda plantada

Plantio transformará praça em pomar com 105 árvores frutíferas

O segundo pomar urbano de Salvador será desenvolvido nesta sexta-feira (28), na Praça Guaratuba, em Stella Maris

O segundo pomar urbano de Salvador será desenvolvido nesta sexta-feira (28), na Praça Guaratuba, em Stella Maris

Crédito da foto: Secis/ Marcelo Gandra

Após o sucesso do Pomar Urbano no bairro do Stiep, a Prefeitura de Salvador, através da Secis (Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação), vai expandir o projeto para Stella Maris, na Praça Guaratuba. O segundo pomar urbano de Salvador será desenvolvido nesta sexta-feira (28), às 9h, com a participação das pessoas que moram próximo ao local e vai contar com um diferencial: o georrefenciamento.

Leia mais notícias no R7 BA

Logo após o plantio, as 105 mudas serão georreferenciadas. Ou seja, cada árvore terá a sua localização identificada de maneira precisa através de coordenadas geográficas, assim como também o nome de quem plantou, a data em que o plantio foi realizado e a espécie do vegetal.

Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play

Essas informações ficarão disponíveis para o cidadão no site minhaarvore.salvador.ba.gov.br, que será lançado pela Secis nesta sexta-feira (28) em modo experimental.  Após a fase de testes, os moradores de Salvador também poderão enviar fotos e a localização de árvores plantadas por eles ou por outras pessoas.

Segundo o titular da Secis, André Fraga, o objetivo é que a prefeitura e a população saibam onde está cada árvore plantada da capital baiana, para que todos cuidem juntos do crescimento da vegetação.

— A ferramenta vai nos ajudar a identificar de forma prática e com a ajuda da população as árvores plantadas na cidade. Queremos que todo mundo tenha acesso a esse mapeamento, desde professores, universitários, pesquisadores ou mesmo pessoas que têm curiosidade no assunto.

Na ocasião serão plantadas 105 árvores frutíferas, como goiabeira, abacateiro, jenipapeiro, mangueira, jaqueira, aceroleira, gravioleira, cajuzeiro, caramboleiro e pitangueira. Ação será coordenada por uma equipe técnica da Secis e terá a participação de moradores e comerciantes da região.

Pomar Urbano

No início do mês o primeiro pomar da cidade foi criado na Estrada do Curralinho, no Stiep. Sucatas, lixo e entulhos deram lugar a 55 mudas de árvores frutíferas, como goiabeira, jenipapeiro, jaqueira, entre outras. A intervenção foi solicitada por moradores de um condomínio próximo ao local e contou com o apoio de diversos órgãos da prefeitura.   

3º pomar

No sábado, 29, a partir das 9h, mais 15 árvores frutíferas serão plantadas na cidade, dessa vez na Rua Francisco Pereira Coutinho, no bairro do Imbuí, dentro do evento “Ação Comunidade”. A mobilização será com moradores do entorno e integra o stand da Secis, “Sala Verde Itinerante”, que contará também com a exibição de filmes educativos e distribuição de materiais e publicações pedagógicas a fim de democratizar o acesso às informações sobre sustentabilidade.

Assista à programação da Record TV 24 horas

    Access log