Procon realiza "Operação Ensaios de Verão"; artistas aderem à campanha
Objetivo é verificar se as produtoras musicais estão preparadas para receber a alta demanda
Bahia|Do R7

Durante dois meses, o Procon BA, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJCDH), realizou a “Operação Ensaios de Verão", criada para verificar se as produtoras musicais estão preparadas para receber a alta demanda de consumidores baianos e turistas que frequentam este tipo de evento.
O balanço da operação foi divulgada na quinta-feira (20). Foram fiscalizados mais de 100 estabelecimentos que comercializam alimentos, bebidas e demais serviços dentro dos espaços de show da capital. Durante a ação, que começou em 20 de dezembro de 2013, os fiscais do Procon também visitaram diversos eventos e distribuíram materiais educativos aos consumidores e organizadores, além de instruções e dicas sobre consumo seguro e sustentável de produtos e serviços.
Dentre os itens fiscalizados, foram constatadas as seguintes necessidades de adequação: exposição em local visível e de fácil acesso ao público de um exemplar do CDC (Código de Defesa do Consumidor) em cada bilheteria de vendas de ingressos e nos balcões que comercializam produtos, ou cartaz informativo que indique a presença deste; disposição de informações claras e precisas acerca das modalidades de pagamento, (cartão/espécie); cardápio dos produtos comercializados disponível na entrada dos estabelecimentos; informações acerca dos valores cobrados pelos ingressos, inclusive referente à meia entrada; e validade e estado de conservação dos alimentos e estado de higiene das cozinhas dos pontos de venda de alimentos.
Segundo o Superintendente do Órgão, Ricardo Maurício Freire Soares, vários artistas já aderiram à campanha do Procon e demonstraram compromisso com a população, a exemplo dos cantores Pablo, Xanddy (Harmonia do Samba), Márcio Victor (Psirico), Batista Lima e Diego Rafael (Limão com Mel), Daniel, Ohara (Axerife), Kiko Salli e Jeanne, além do sanfoneiro Pica-Pau. As ações serão estendidas até o Carnaval para garantir a proteção aos direitos do consumidor.